Telefone: 55 (51) 3011 6982

coisass

Em sessão solene, a Câmara dos Vereadores de Encantado homenageou a Dália pelos seus 75 anos

Patrocínio

Durante sessão solene, a Cooperativa Dália Alimentos recebeu homenagem da Câmara dos Vereadores de Encantado, na semana em que completou 75 anos de fundação. A sessão teve início às 19h 30min, no dia 13 de junho.

Compuseram a mesa da cerimônia o presidente da câmara, vereador Valdecir Cardoso, o prefeito do município, Jonas Calvi, os presidentes Executivo da Dália, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas e do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini.

Outros representantes da cooperativa que estiveram presentes foram o vice-presidente do Conselho de Administração, Pasqual Bertoldi, os gerentes de divisões Frango de Corte, Eduardo Koefender, Controle e Qualidade, Ivane Giacobbo e Vendas de Produtos Lácteos e Derivados, Rudimar Piccinini. Além desses, prestigiaram a homenagem, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Alex Sandro Herold, entre os secretários municipais, de Gestão Financeira, Klaus Werner Schnack, Geral de Governo, Joanete Cardoso, da Saúde e Meio Ambiente, Clarissa Pretto Scatola e da Educação e Cultura, Stéfanie Casagrande.

No evento, os vereadores entregaram placas condecorando personalidades que fazem parte da história da Dália. Os homenageados foram, os ex- presidentes João Batista Marchese (In Memoriam) -que foi o presidente fundador da cooperativa – e sucessivamente, Amélio Berté e Jatir Mezacasa. Na sequência, foram homenageados os diretores atuais: vice-presidente, Pasqual Bertoldi e os presidentes Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas e do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini.

Os destemidos

Em sua fala na tribuna, Piccinini relembrou da trajetória da Dália nessas sete décadas e meia, os valores cooperativistas que sempre regeram as decisões na empresa e ainda, a expansão de novos mercados. “Eu represento a terceira geração na Dália e meus avós foram fundadores entre aqueles 387 suinocultores. Na época, imigrantes europeus vieram para iniciar o trabalho na lavoura e trouxeram a cultura associativa. Eles realmente foram destemidos. Esse foi o título do livro publicado em 2017, quando após muita pesquisa, a escritora o intitulou dessa forma”, relata.

Por fim, ele agradeceu o reconhecimento da câmara e mencionou sobre a conquista de novos mercados. “Recentemente, por meio do programa de avicultura, enviamos um container para a Japão e hoje, nós estamos habilitados para exportar produtos para Singapura”, destaca o presidente do conselho.

“Ninguém faz nada sozinho”

Já o presidente executivo, ressaltou a resiliência da cooperativa diante das intempéries que o mundo inteiro vem enfrentando nos últimos anos. “Realmente não é fácil. Neste momento, enquanto comemoramos 75 anos, em meio a pós-pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia, o setor agroindustrial passa pela sua maior crise. Todo setor de produção de proteína animal, teve grande elevação de custo, mas é isso que justifica o título de destemido, pois a Dália passou por tempos como este e tem estrutura para seguir se desenvolvendo”, frisa.

“Ninguém faz nada sozinho”, reforça. Essa foi a frase que Freitas usou para elogiar a importância de todo o quadro social e de funcionários. O presidente executivo também relembrou dos anos de 1990. “Nessa década, todo o sistema cooperativo passou por transformações, quando, até então, as cooperativas tinham ajuda dos governos. No entanto, naquele período, todos tiveram que se reinventar, assim como foi com a Dália”, reiterou.

Conforme Freitas, a Dália é a única cooperativa do Brasil que adotou a gestão de modelo cooperativista europeu. “Ainda nessa mesma década (1990), constituímos dois presidentes, sendo o eleito pelo conselho, responsável pelo setor social e político, enquanto que o executivo, na busca por estratégias de mercado, além de acompanhar a economia da empresa”, finaliza. 

Assessoria de imprensa Cooperativa Dália

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.