Representantes dos cinco polos ervateiros do Rio Grande do Sul, membros da Secretaria Estadual de Agricultura e Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) estarão, no fim de semana, na Argentina, para participar da 35ª Festa Nacional da Erva-Mate. De acordo com o responsável pelo Ibramate, em Ilópolis, Roberto Ferron, o objetivo da viagem é o de proporcionar um intercâmbio com a Argentina e o Paraguai, que são dois grandes produtores da cultura. “A ideia nasceu após um convite que o presidente do Sindimate, Alfeu Strapasson, recebeu para visitar o evento. Pela importância que tem, ele estendeu o convite a toda a cadeia produtiva, e conseguimos montar uma comitiva de mais de 40 pessoas que estarão lá para aprender”, explica.
Entre palestras, exposições e visitas técnicas, o evento contará com a escolha da Rainha Internacional da Erva-Mate, entre as atrações culturais. “Será um momento de integração entre toda a cadeia, além de ser uma oportunidade de mostrarmos as nossas festas ligadas a erva-mate, como a Turismate que ocorre em novembro, que vamos convida-los a nos visitar”, afirma.
Segundo ele, sobre desenvolvimento de pesquisas na área, a Argentina está bem a frente do Brasil. “O Instituto Nacional da Erva-Mate da Argentina existe há 25 anos. Por isso, estamos indo lá buscar conhecimento, temos muito a aprender com eles e conhecer. Tamanha a importância que eles dão a erva-mate que o Congresso Nacional argentino aprovou o chimarrão como sendo a bebida oficial do pais. Além de serem fortes exportadores e estarem bem a frente nas tecnologias que envolvem plantio e manejo”, emenda.