Todas as normas e procedimentos que precisam estar contemplados num projeto de segurança no âmbito do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do RS – PISEG, foram detalhadas, para representantes e líderes empresariais das oito macro regiões que integram o Fórum O Rio Grande em Transformação da Federasul. Os representantes das regiões terão até agosto para elaborarem seus projetos Macro Regionais.
O evento foi uma parceria da Federasul juntamente com a equipe responsável pelo PISEG RS, para disseminar este projeto que pode ser um divisor de águas no âmbito da segurança pública em nosso Estado. “As perspectivas são impressionantes, diz o vice-presidente de Integração da Federasul, Rafael Goelzer. “Podemos saltar de R$ 50 milhões em investimento público estadual em segurança no ano passado para mais de R$ 195 milhões através do PISEG/RS nos próximos anos”. Segundo ele, “será realmente uma revolução que pode mudar a vida de cada um dos gaúchos”.
Em agosto, informa Goelzer, que também é coordenador do Fórum da Federasul, vamos realizar um segundoworkshop para analisar os projetos de cada macro região e propor melhorias. Nos meses subsequentes estes projetos serão apresentados ao Comitê do Governo do Estado para análise. A Federasul espera que, em cada região que o Fórum passar, permaneça a semente do projeto vinculado ao PISEG RS, trazendo mais segurança para todos.
O Fórum também está mapeando as 10 Macro Oportunidades de cada uma das Regiões do Estado. As necessidades regionais serão entregues ao governador Eduardo Leite e ao presidente da Assembleia Legislativa Luís Augusto Lara nos dias 24 e 25/10, durante o Congresso da Federasul em Gramado.
Participaram do workshop pelo PISEG, o delegado Antônio Salvador Lapis (Secretário Executivo do PISEG RS), o major Luiz Marcelo Reolon (Divisão de Convênios da Secretaria Estadual da Segurança Pública) e o inspetor Fernando Gutterres Borges (assessor PISEG RS). Presentes, as Macro Regiões Litoral e Paranhana; Metropolitana e Rio Sinos e Caí; Fronteira Noroeste e Missões; Centro Sul e Sul mais Campanha; Vale do Taquari, Rio Pardo e Jacuí Centro; Fronteira Oeste e Central; Serra, Hortênsias e Nordeste; Produção, Norte, Noroeste Colonial, Alto Uruguai, Alto Jacuí-Botucaraí.