Renato Lauri Scheffler reassume presidência da entidade, cargo que já ocupou nas gestões 2014-2015 e 2016-2017
“Vamos dar continuidade ao que foi construído nesses 23 anos de CIC Teutônia, procurando evoluir cada vez mais. Estar à frente da entidade é um grande compromisso, defendendo uma causa e uma instituição que zela pelos empresários, seus associados. Seguiremos focados em ações de representatividade por meio do associativismo, valorizando uma classe que faz a economia girar, gera empregos, tributos e renda.” Essas foram as primeiras palavras do novo presidente da CIC Teutônia para a gestão 2023-2024, Renato Lauri Scheffler, da Reinigend Química do Brasil. Ele e seus pares de diretoria foram eleitos em Assembleia Geral Ordinária, realizada no dia 28 de março, e empossados em cerimônia especial na noite de 29 de março.
A nominata ainda conta com a vice-presidente Adriana Elizete Borgelt, da 3F1B Móveis Estratégicos; vice-presidente da Indústria, Mariza Wolf, da Móveis Wolf, e seu pares setoriais; vice-presidente do Comércio, Maiquéli Josefiaki, da Maison Materiais de Construção, e seus pares; vice-presidente dos Serviços, Darlei Silva, da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, e seus pares; tesoureiro Jairo Sperotto, da Sicredi Ouro Branco, e vice-tesoureiro, Samuel Eduardo Maders, da Certel. Os titulares do Conselho Fiscal são Neori Ernani Abel, da Sicredi Ouro Branco, Claudir Luis da Silva, da CLS Contabilidade, e Marcelo Reinheimer, da Clínica Odontológica Reinheimer; com os suplentes Dirceu Bayer, da Cooperativa Languiru, Rainer Büneker, da AFG Engenharia, e Jaqueline Herrmann, do Sicoob.
Projetos
Scheffler valorizou o conceito da CIC e o reconhecimento dos seus 550 associados. “Somos uma entidade jovem, que trabalha em prol do associativismo e da melhoria das condições de trabalho dos empresários, não somos meros prestadores de serviços”, defendeu, enaltecendo o trabalho voluntário da diretoria.
Também falou dos desafios e compromissos da classe empresarial. “Ao criarmos um CNPJ, ele deve ser conduzido com responsabilidade e sustentabilidade. No Brasil não temos uma lei que proteja o empresário, embora oportunizemos trabalho e geração de renda.”
Além de valorizar a representatividade feminina na diretoria da entidade, anunciou novos projetos para esta gestão: criação de grupo de mulheres empreendedoras; inserção do agronegócio entre os segmentos representados; potencialização do turismo local e regional; e criação de grupo de jovens empreendedores.
Scheffler ainda falou do trabalho de sucessão para as próximas diretorias da CIC. “Precisamos preparar e formar novas lideranças”, concluiu o presidente, que também é vice-presidente regional da Federasul.
Despedida
Tânia Maria Schardong, vice-presidente que exerceu o cargo de presidente da entidade a partir de novembro de 2022, com a vacância da posição até então ocupada por Airton Roque Kist, lembrou alguns dos desafios da diretoria que assumiu em março de 2020, cujo mandato foi alongado em virtude das dificuldades impostas pela pandemia. “Nos despedimos com o sentimento de dever cumprido. Agradeço a todos pela dedicação e compromisso com cada uma das ações que conduzimos juntos”, frisou.
Entre as principais atividades do período, citou inciativas que amenizassem os impactos econômicos da Covid-19 em Teutônia, sendo referência para a região e o Estado; apresentação de demandas aos candidatos nas eleições municipais; criação do serviço gratuito CIC Empregos; projeto #somoscicteutonia, com foco na representatividade, aproximação com associados, identificação de novas lideranças e disseminação da história, dos princípios e da cultura associativista; retomada de eventos a partir da flexibilização de medidas restritivas da pandemia, como Encontro Nacional de Veículos Antigos, Festa de Maio, Feirão do Comércio, Teutofrangofest, Jantar-Baile e Feirão de Veículos Seminovos; e investimentos em melhorias na estrutura física da entidade.
Referência
O presidente da CIC Vale do Taquari, que também já foi presidente da CIC Teutônia (gestão 2012-2013), classificou a entidade teutoniense como referência. “É formada por um ‘time’ de pessoas abnegadas, que além de terem os seus negócios, dispensam parte do seu tempo pelo coletivo, somando esforços para evoluir. A região é muito forte por isso, e nos orgulhamos dessa relevância do associativismo.”
Nessa mesma linha foi o discurso do presidente da Federasul, Rodrigo Souza Costa. “A sociedade tem tempos desafiadores pela frente, precisa assumir a responsabilidade de trazer o debate para o campo das ideias. A CIC Teutônia é exemplo de um exército de voluntários engajados pelo bem comum.”
Apoio do Poder Público
Falando em nome do Legislativo de Teutônia, o vereador Vitor Ernesto Krabbe frisou que o município tem vocação para o empreendedorismo. “É a dedicação das pessoas que leva ao crescimento de Teutônia.”
O prefeito Celso Aloisio Forneck também defendeu o desenvolvimento do empreendedorismo. “Somos parceiros de iniciativas que contribuam para a formação das pessoas. Parabéns CIC Teutônia pela escolha de seus líderes, pessoas que vão agregar ao potencial econômico teutoniense. Gosto da ideia do ‘ombro a ombro’, juntos podemos fazer muito mais.”
Assembleia
A Assembleia Geral Ordinária da CIC, no dia 28, destacou prestação de contas, compreendendo relatório de atividades do ano de 2022, demonstrativos contábeis e parecer do Conselho Fiscal; eleição da Diretoria Administrativa e do Conselho Fiscal para o mandato de dois anos; e fixação da contribuição dos associados.
A condução dos trabalhos esteve a cargo da diretora-executiva, Carina Schulte Bolfe, que destacou a diversidade de eventos realizados no último exercício; organização de 20 capacitações com a participação de 1750 pessoas; palestras, visitas técnicas e Almoços Empresariais; ações relacionadas ao desenvolvimento do associativismo; e investimentos na infraestrutura da sede da entidade. Também falou do Planejamento Estratégico e valorizou os indicadores apresentados pela Pesquisa de Satisfação com os associados. “Somos uma entidade extremamente ‘saudável’, o que sempre foi uma premissa da diretoria. Acredito que a gestão e o modelo de governança estejam alinhados, o que nos leva a ser referência para muitas entidades de classe”, concluiu Carina.
Os associados presentes aprovaram por unanimidade as contas da entidade, a nominata de composição da nova diretoria e a fixação da contribuição do quadro social.