Telefone: 55 (51) 3011 6982

IMG_7437 JORNAL

Happy Hour Empresarial- Vivências e ensinamentos pautam bate-papo com empreendedores em evento da CIC Teutônia

Patrocínio

Mais de 140 pessoas participaram da primeira edição do Happy Hour Empresarial da  CIC Teutônia em 2024. O evento ocorreu na noite desta quinta-feira (13), no Auditório 03 da entidade, oportunidade para conhecer cases de sucesso, trocar conhecimentos, fazer negócios e muito networking. A pauta do encontro tratou dos desafios da jornada empresarial no passado, no presente e no futuro.

Com mediação dos diretores da pasta da Indústria da CIC, Caroline Immich e Diogo Fernando Dickel, foram quatro apresentações: Cervejaria Teutobier, com o sócio proprietário Clécio Adriano Dullius; Fabricato Pré Moldados, com o sócio e responsável técnico Ivandro Carlos Rosa; Reinigend Tecnologia em Higienização, com a sócia e diretora comercial Gicele Mylius; e Terraplanagem e Concretos Brandão, com o gerente geral Sidimar Brandão.

O presidente da CIC, Renato Lauri Scheffler, valorizou a participação recorde no evento. “Vivemos um momento de retomada depois do que passamos e estamos passando com as cheias, mas é preciso erguer a cabeça e seguir em frente”, disse, homenageando, ainda, a ex-presidente da entidade, Mariza Wolf, que faleceu recentemente.

Ensinamentos

Cada painelista teve a oportunidade de apresentar sua empresa, ocasião em que lembraram os desafios iniciais e ações que contribuíram para o crescimento ao longo dos anos. Nessa trajetória, invariavelmente todos tiveram que se adequar em momentos de turbulência econômica impostos pela pandemia e pelas cheias de 2023 e 2024.

Entre os ensinamentos, Rosa falou de persistência. “Não espere ter todas as condições e recursos para começar, as vezes esse momento não chega. Inicie com o que tem e se dedique. A economia é muito dinâmica, é preciso saber aproveitar as oportunidades, ser muito profissional e persistente para o que está se propondo. Isso serve para a vida e qualquer que seja o segmento. Se esperarmos o momento adequado, nunca vamos começar”, orientou, valorizando ainda a busca constante pelo aperfeiçoamento e o voluntariado.

Gicele foi na mesma linha e valorizou a visão de futuro. “Comecem pequenos, mas pensem processos de empresa grande. Essa organização e mentalidade é uma garantia muito maior de obter sucesso. Para seguir adiante, não podemos parar de querer se desenvolver e crescer”, afirmou, ao mesmo tempo em que disse apreciar uma “mente aberta” para o aprendizado constante e a consciência para saber aceitar ajuda.

Brandão falou em habilidades essenciais para o bom andamento de qualquer negócio. “Organização, comunicação, liderança, delegação de tarefas, controle de prazos, controle de custos dos processos, segurança no trabalho e no trânsito. Junto disso, a melhor maneira para começar algo é parar de falar e dar o primeiro passo”, valorizou, mencionando ainda a necessidade de saber aproveitar as oportunidades.

Dullius sugeriu que quanto antes começar a empreender, melhor. “Quando somos jovens temos mais vitalidade e ‘sangue nos olhos’. Mas ao mesmo tempo, nunca é tarde demais para iniciar algo. É preciso encarar os desafios e, em primeiro lugar, gostar do que está fazendo”, sugeriu, apontando que confiar no próprio potencial é fundamental, assim como ter pessoas competentes e de confiança ao lado.

Potencial teutoniense

Por fim, o público participante pode fazer perguntas aos painelistas. Destaque para o atual momento de reconstrução do Estado após as enchentes e as oportunidades desse processo. Rosa foi enfático: “Teutônia tem todas as condições de se desenvolver mais, desde que crie um ambiente de negócios atrativo. Temos área, energia, internet, água e estrutura logística, um enorme potencial, mas precisamos ter ambição. As vezes a gente não quer, por isso não vamos mais longe”, alertou.

Gicele se disse preocupada com o crescimento desordenado do município. “Teutônia está preparada para crescer e sustentar esse crescimento?”, questionou, ao que acrescentou Brandão: “precisamos tomar decisões e agir mais rapidamente”.

A próxima edição do Happy Hour Empresarial da CIC Teutônia está agendada para o dia 15 de agosto. O evento conta com o patrocínio das cooperativas Certel e Sicredi Ouro Branco.

Assessoria de imprensa CIC Teutônia

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.