Presidente do Setcergs abordou o tema “A sorte que criamos: como as tempestades da vida desencadeiam transformações nas pessoas”
A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela realizou na sexta-feira, dia 14 de julho, mais uma edição da sua tradicional reunião almoço. E o convidado para o evento foi o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs), Sérgio Mário Gabardo, que abordou o tema “A sorte que criamos: como as tempestades da vida desencadeiam transformações nas pessoas”, baseado em sua história de superação.
Além de presidente do Setcergs, Gabardo é vice-presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (Fenabrave – Sincodiv RS); vice-presidente da Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul (Fetransul); vice-presidente do Banco de Alimentos de Porto Alegre; e sócio-proprietário do Grupo Gabardo, que inclui a Gabardo Transportes e RG LOG Logística.
Gabardo iniciou sua palestra no Estrela Palace Hotel falando um pouco de sua trajetória, de agricultor e de quando passou a atuar como transportador de veículos para a Miura, dando, assim, início à sua atuação no ramo de transportes. Enalteceu a criação da Transportes Gabardo, enaltecendo que a abertura de mercado para veículos importados abriu inúmeras oportunidades.
Nesta linha, destacou o primeiro grande contrato da empresa, em 1998, com a Renault. Em 2000, sobre o baque do rompimento da sociedade, seguido da perda do contrato com a Renault em 2002. Mas com a visão de mercado do seu primeiro filho, Mário, passaram a desenvolver e investir em novos equipamentos, com caminhões adaptados para o transporte dos mais variados tipos de veículos.
Em 2005, Gabardo perde seu pai e, depois, seu filho é assassinado. “Aqui foi o único momento que achei que não teria forças para continuar. Mergulhei ainda mais no trabalho e logo fomos abençoados com a gravidez do Sérgio Miguel, que hoje já nos acompanha na empresa”, recordou.
A partir de então, a Gabardo Transportes voltou a ser referência no transporte de veículos, com a abertura de unidades em diversas regiões do Brasil e América do Sul e contratos com várias montadoras, como Caoa Cher e Hyundai Motors Company. Hoje a empresa tem 11 unidades próprias, seis representações no Mercosul, empregando mais 2.500 colaboradores, sendo 1.500 diretos e 1.000 indiretos. “Contamos com uma frota atualizada com alta tecnologia embarcada para atender as mais diversas operações logísticas do setor automotivo. Somos carbono zero, pois 100% de carbono emitido por nossa frota são neutralizados através do plantio de milhares de árvores”, enalteceu.
O palestrante ainda fez uma reflexão sobre a importância de olhar para o futuro. “Quem não se prepara para receber o futuro, estará de fora. Como está o eu preparado para mudar o nós? O futuro está naquilo que pensamos que vai acontecer e estamos lá. Do contrário não vamos a lugar nenhum. Precisamos entender o que o mundo quer e se adequar ao momento atual”, colocou, reforçando a importância de somar forças para se alcançar os objetivos em comum. “Eu sozinho não tenho força! Mas, nós, juntos, temos muita força”, pontuou.
O palestrante finalizou sua palestra afirmando que é preciso constantemente pensar em como se pode ser melhor amanhã. “Eu mesmo não imaginava tudo isso quando iniciei. Portanto, não tenha medo. Tudo que aconteceu até hoje é o que menos importa, pois já passou. O que realmente importa é o que você vai fazer com o que aconteceu”, sublinhou.
O diretor de Eventos da Cacis Rodrigo Mezzomo enalteceu a presença de Sérgio Gabardo na reunião almoço. “Temos a oportunidade de ouvir, hoje, um dos ícones da área dos transportes do Brasil. Gabardo tem uma história cativante e inspiradora, que merece a nossa atenção, cujos ensinamentos certamente podemos levar para o nosso dia a dia”, frisou.
O prefeito, Elmar Schneider, enalteceu que Estrela tem se caracterizado como um dos polos logísticos do Estado e, por isso, o Município tem executado diversas ações voltadas ao setor, dentre eles o congresso Logístico junto ao Porto e a criação da E-Log. “Estrela está voando. Temos na vice-presidência do Setcergs o estrelense Diego Tomasi. Estamos em uma localização estratégica e estamos atentos ao setor de transportes”, ressaltou.
A Reunião Almoço foi uma realização da Cacis Estrela. O patrocínio foi de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sicredi Ouro Branco, Brasilata, CDL Porto Alegre, Gardel Imóveis, Nexsul Conectividade, SOS Bebidas, Launer Química, Dinna, Run More, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Casa Americana, Impress Comunicação Visual e Grupo A Hora.