Telefone: 55 (51) 3011 6982

00_DSC_0415

Inova RS: Vales do Taquari e Rio Pardo unidos para fomentar potencialidades

Patrocínio

Próximos geograficamente, os vales do Taquari e Rio Pardo deverão estar mais unidos do que nunca, principalmente em prol do desenvolvimento econômico. Pelo menos é o que espera o governo do Rio Grande do Sul, que fez o lançamento do Inova RS na tarde desta segunda-feira (23) em Lajeado. A atividade ocorreu no Teatro da Univates, no Bairro Universitário, reunindo lideranças de ambos territórios.

Foi o terceiro evento de lançamento do Inova RS, no qual esteve presente o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís Lamb. O primeiro ocorreu em Porto Alegre, no fim de agosto, e o segundo no Planalto gaúcho. O governo mapeou nove zonas para aplicar a iniciativa. “Vivemos uma economia em que aqueles que não colaboram não conseguem ser competitivos”, ressaltou Lamb.

Na visão do secretário, o estado foi modelo de desenvolvimento econômico para todo o país durante décadas. Contudo, Lamb coloca que mudanças tecnológicas pedem a adequação gaúcha e por isso surgiu o Inova RS. “Com dados e informação podemos utilizar esse combustível para a formação de riquezas”, projeta.

Quatro frentes são projetadas para que a proposta tenha êxito. Reunidas, elas são definidas pelo estado como “quarta hélice”. Tratam de articulações entre governo, universidades, empresas e sociedade. Representantes de cada um dos setores priorizados acompanharam e evento e deram a sua opinião a respeito do Inova.

Anfitrião do lançamento, o prefeito de Lajeado Marcelo Caumo (PP) ressaltou que o convite é para que ocorra um debate de grandes demandas dos vales, com foco na resolução de problemas, encontro de oportunidades, captação de investimentos e descoberta de talentos. “É uma nova forma de agir e, como ocorre com tudo o que é novo, precisamos resiliência, paciência e foco. Para isso, o primeiro passo é nós nos conhecermos, interagirmos e criarmos confiança um nos outros”.

Caumo lembrou do Pro_Move Lajeado, programa de desenvolvimento econômico e tecnológico que está sendo aplicado no município há cerca de dois anos. Para o prefeito, a proposta do governo gaúcho se assemelha ao que está sendo feito na cidade. O presidente da Associação dos municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Carlos Schuch, ressaltou as potencialidades da proposta e a elogiou.

“Consideramos o momento como muito importante para ambos os vales, quando se vive uma fase difícil em todo o país, de crise financeira e política, sendo que tudo bate na porta dos prefeitos. Temos que inovar”. Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup (PSDB), ressaltou o potencial cooperativista do Vale do Taquari – o que, segundo ele, pode servir como impulso para o desenvolvimento do Inova RS. “Quando se fala em inovação se fala em desafios, pois a necessidade de inovar é cada vez mais urgente”.

O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) esteve representado pela sua presidente Cíntia Agostini, enquanto o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) enviou o seu presidente, Heitor Petry. As entidades são responsáveis pela coordenação da Consulta Popular, programa que destina recursos para atender a necessidades das regiões. Com o Inova deve ocorrer processo semelhante, porém, com o apontamento de deficiências.

A educação também se fez presente. O vice-reitor e reitor em exercício da Unisc, Rafael Henn, participou do lançamento e garantiu que a instituição está disposta a colaborar com o sucesso do Inova RS. Igualmente disse o reitor da Univates, Ney Lazzari. “Nesse momento de integração mais forte entre as duas regiões, a relação entre as duas universidades também se torna decisiva nesse processo”.

Saiba mais

A reunião desta segunda-feira foi o início da etapa com oito atividades a serem realizadas com os vales do Taquari e Rio Pardo, intitulada Marco Zero do Inova. O cronograma ainda contempla formação de comitê estratégico, mapeamento regional, articulação dos atores relevantes na região, evento de alinhamento, formação da mesa do Inova, apresentação e definição dos projetos prioritários, implementação e acompanhamento dos projetos e evento anual de avaliação e reconhecimento.

O objetivo é incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental. A base do programa está em cases de sucesso desenvolvidos em cidades como Barcelona, na Espanha, e Córdova, na Argentina. Especialistas gaúchos foram responsáveis pela construção do projeto.

A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC Vale do Taquari) vai integrar o comitê estratégico.

Foto Presidente da CIC Vale do Taquari: Júlia Amaral

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.