Com o objetivo de aprimorar suas atividades e serviços oferecidos às empresas incubadas, a Incubadora Tecnológica da Univates – Inovates foi contemplada em um edital do Sebrae para a implementação de um modelo de gestão na incubadora. Baseado na plataforma do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos – Cerne, que busca promover melhorias expressivas nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação, o objetivo do projeto é alcançar a certificação Cerne 1.
A plataforma determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível de maturidade representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua. Para desenvolver as ações propostas, o valor captado no edital é de R$ 167.450,00, sendo a contrapartida financeira da Univates de R$ 42.910,00.
Conforme o coordenador da Inovates, professor Rogério Kober, o desenvolvimento das ações previstas possibilita que a incubadora ofereça aos seus incubados plenas condições de se desenvolverem, além de fomentar de forma significativa a entrada de novas empresas. “Também é importante salientar que existem recursos que possibilitarão a contratação de consultorias individuais, que atuarão nas empresas incubadas, nos eixos Empreendedor, Tecnológica, Financeira, Mercado e Gestão, com o objetivo de prepará-las para o mercado. Dessa forma, as empresas terão capacidade e instrumentos para se planejarem de forma eficiente e eficaz”, ressalta.
As ações para certificação no modelo Cerne 1 incluem revisão dos procedimentos e registros das práticas, aquisição de software para gestão do Modelo Cerne, aprimoramento da gestão das empresas incubadas, participação da Inovates em visitas técnicas para intercâmbio entre incubadoras e troca de experiências no território nacional e qualificações da equipe da incubadora.