Telefone: 55 (51) 3011 6982

Pontes-dos-Vales-Lancamento-Cacis-Angeli-29-campanha
Rodrigo Angeli/AI Cacis

Lançada campanha a “Ponte dos Vales”

Patrocínio

Evento na Cacis Estrela com a presença de diversas autoridades dos vales do Taquari e Rio Pardo marcou mais uma etapa da mobilização inter-regional e estadual que busca viabilizar a obra localizada entre Estrela, Cruzeiro do Sul e Lajeado

A forte e ininterrupta chuva que caiu durante toda a manhã em Estrela não impediu a presença de diversas autoridades das regiões dos vales do Taquari e Rio Pardo à sede da Câmara do Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis). O auditório da associação estrelense recebeu cerca de cem pessoas entre políticos, empresários, líderes de entidades e representantes de diversos setores da comunidade em geral, além da imprensa, para prestigiar o lançamento da Campanha “Ponte dos Vales”. A marca visual da campanha, com selo de apoio e slogan – “A ponte que todos precisam para nunca mais parar” – foram apresentados pela Agência de Publicidade Falara. Dados técnicos, como a extensão total do projeto (3.1mil metros – sendo 1.2mil somente de ponte); altura (até 36 metros – nas vigas 2 metros acima da enchente de 2024) e valor estimado (R$ 280 milhões) também foram trazidos aos presentes.

Capitaneada pela CIC-VT, até como forma de marcar a unidade regional de associações comerciais da região em torno do propósito, a campanha pretende mobilizar as mais diversas frentes na defesa do projeto que busca viabilizar a construção de uma nova ponte na região. Apesar de fisicamente localizada entre os municípios de Estrela, Cruzeiro do Sul, e muito próxima de Lajeado, é apontada como solução inter-regional e estadual para um gargalo na mobilidade e logística comercial, industrial, urbana e também turística para as regiões dos vales e de todo o RS, pois como frisaram alguns durante o ato, cerca de 40 bilhões e estimados 70% do PIB estadual passam por esta zona, e a mesma precisa de alternativas viáveis à BR-386, como forma de aliviar o intenso tráfego e ser caminho em caso de desastres naturais, como nas recentes enchentes, ou mesmo de desastres viários, como muitos já registrados.

Força inter-regional

Além dos prefeitos de Cruzeiro do Sul, Cesar Leandro Marmitt, o “Dingola”; e de Estrela, Carine Schwingel, marcaram presença ainda o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas Daniel da Rosa, e representantes de outros municípios. Alguns que não puderam comparecer mandaram chancela de apoio em meio ao evento através de mensagens. Vereadores e presidentes de entidades comerciais como a própria Cacis, CDL e a Acil de Lajeado, Aci-E de Encantado, Acics de Cruzeiro do Sul e CIC-Teutônia enfatizaram a mobilização regional. “Não podemos mais ficar parados sobre a ponte”, disse Raquel Cadore, presidente da Aci-E de Encantado, numa das frases mais marcantes da manhã, em lembrança aos congestionamentos e acidentes que já trancaram a BR-386 e a região; e já numa referência também ao slogan da nova campanha. “Devemos é atravessar pontes e seguir, isso sim”, completou ela.

Obra de valor para todo o RS

O presidente da Cacis, Claus Humberto Wallauer e o diretor da CIC-VT, Nilto Scapin, apresentaram os motivos que levam grande parte da população e também do mundo político e empresarial a acreditar ser este o projeto mais completo e viável. “Esta obra que a gente dimensiona para a nossa região é algo de extremo valor para outras partes do Estado. Ela não deve ser vista como uma via apenas para desafogar a BR-386 (conhecida como estrada da Produção), que vive em meio a um fluxo gigante, que só tende a piorar, e ainda em meio a acidentes viários a naturais. Ela conecta o Vale do Taquari, mas também do Rio Pardo, Serra Gaúcha, Planalto, Região Central entre outras, uma às outras, Norte e Sul, Leste e Oeste do Estado”, frisa. “É uma via que pretende dar ainda mais escoamento de cerca de 70% do PIB gaúcho, que de uma forma ou outra, passa pelo Vale do Taquari, nos mais diversos sentidos. E sendo assim, não podemos ficar à mercê de uma única via, como é o caso da BR-386. Precisamos de mais obras, mais conexões, e diversas frentes acreditam ser este o projeto estruturante que vai atender a estas demandas”, comenta Scapin. Ele destaca ainda o fato de o projeto já ter o apoio de entidades estaduais, como o caso da Federasul, Fecomércio, Farsul e Fiergs.

Anel viário

Pela CIC-VT também se manifestou o vice-presidente, Adelar Steffler. “Há inúmeros casos similares no Brasil, como os vistos em SC na grande Florianópolis, Chapecó e agora Itajaí, onde o grande fluxo levou à necessidade de um anel viário. A nova ponte pode ser o início de um para o Vale, mas que beneficiará todo o Estado. Não podemos ver a região como apenas um caminho procurado por quem busca chegar à capital. É um viés logístico fundamental para toda a economia estadual.”

O presidente da Cacis, Wallauer, também ressaltou a abrangência inter-regional, com diversos e fundamentais motivos para ocorrer, o que já teria sido compreendido pela população através das manifestações em redes sociais. “Percebe-se que a maior parte da população já demonstra estar favorável a essa conexão entre Estrela, Cruzeiro do Sul, Lajeado, pois compreende ser algo mais abrangente do que apenas uma ligação física entre duas ou três cidades. Agora precisamos do aval de nosso governador e vice. É a única ponte que conecta a BR-386 e a RS-287, garantindo rota de desvio em caso de acidentes, enchentes ou bloqueios. Garante acesso mais rápido e seguro dos hospitais ao principal da região, o HBB, e às forças de saúde, Defesa Civil, Bombeiros e transporte de cargas. É um projeto viável, sem grandes indenizações, sem interesses, e que não prejudica o aeródromo regional”, frisa Wallauer.

Não apenas enchente

Diversos empresários e líderes se manifestaram durante o evento. Alguns inclusive anunciaram presencialmente o apoio comercial para o engajamento da campanha. Também houve referências às enchentes, mas na defesa para que o atual projeto precise ser exposto não apenas como algo para a superação dos desastres naturais que trouxeram abalos estruturais, causando enormes prejuízos logísticos ao Estado, e sim como uma alternativa diária, e não apenas pontual, a todos os gargalos atuais. “Não se trata de um projeto de agora. Ele existe há mais de 50 anos, claro que em outras dimensões. Mas se ele não sair agora, não sairá nunca mais”, pontua o ex-prefeito de Estrela, Hélio Musskopf. A prefeita de Estrela também foi clara. “Se formos considerar a demanda do Vale, este precisa de no mínimo quatro pontes. Mas temos que entender que no atual momento, para com as verbas públicas que estão hoje destinadas e reservadas a este propósito, só uma será possível, e a mais viável e completa neste momento é a Ponte dos Vales”, observa ela, ao lembrar que não se pode confundir este projeto com outros paralelos de iniciativa privada, como uma possível nova ponte ao lado da já existente na BR-386. “Tenham certeza que o Vale do Rio Pardo também está nesta luta”, comentou o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa.

Rodrigo Angeli/AI Cacis

CIC Vale do Taquari

Mais notícias