Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Cooperativa no segmento alimentos
A Cooperativa Languiru, mais uma vez, integra seleto grupo de organizações gaúchas homenageadas pela atuação no mercado internacional, laureada como Destaque Setorial – Alimentos no 49º Prêmio Exportação RS. A entrega da premiação ocorreu em evento no dia 23 de setembro, em Porto Alegre, quando a Cooperativa também recebeu a Distinção Especial – Exportador Ouro, reconhecimento voltado às empresas que figuraram entre os vencedores em cinco edições, incluindo a atual.
Considerado o maior evento do segmento no Sul do país, há 49 anos o Prêmio Exportação RS distingue empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional. A homenagem é organizada por Conselho formado por lideranças de instituições com relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho: ADVB/RS, Apex-Brasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL, Fecomércio, Federasul, FIERGS, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hub Transforma RS e UFRGS.
Languiru pelo mundo
“Estamos honrados em integrar esse seleto grupo de organizações que obtiveram destaque no ‘Oscar’ da exportação gaúcha. Com a diversidade de negócios e produtos, a Languiru posiciona-se de maneira diferenciada no mercado, demonstrando a força do agronegócio para o desenvolvimento econômico”, valoriza Bayer.
Os produtos Languiru são comercializados no Brasil e em mais de 40 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio por meio de parceiros de negócios. As carnes de aves e de suínos formam a base de exportações da Languiru.
Na linha de aves, destaque para o frango inteiro, peito de frango, dorso, asa inteira e coxa americana, além do pé, que é considerado uma iguaria em alguns mercados, especialmente o asiático. Na linha de suínos, a Languiru leva para outros países o pernil, paleta e sobrepaleta sem ossos, carré, barriga e miúdos como língua, focinho, máscara, rabo, pé dianteiro e traseiro, também iguarias para os asiáticos.
O trabalho árduo desde o início da cadeia produtiva, nas propriedades rurais das famílias de associados, passando pelos rigorosos controles de qualidade e segurança na industrialização, permitem que a marca Languiru vá tão longe. O volume de negócios no mercado externo representou R$ 131,9 milhões em 2020.