Marjorie Kauffmann, do Meio Ambiente e Infraestrutura, e Simone Stülp, da Inovação, Ciência e Tecnologia, foram as palestrantes do evento promovido pela Acil e Fórum da Mulher Empresária nesta quarta-feira (08).
Lajeado – A presença feminina na família e nos negócios foi destacada na primeira reunião-almoço (RA) promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) em 2023. Em promoção conjunta com o Fórum da Mulher Empresária (FME) da Acil, o evento aconteceu nesta quarta-feira (08) e recebeu as secretárias estaduais Marjorie Kauffmann, do Meio Ambiente e Infraestrutura, e Simone Stülp, da Inovação, Ciência e Tecnologia.
Para público de mais de 140 pessoas, as lideranças falaram sobre a atuação em cargos estratégicos no governo, a importância do conhecimento para exercer suas funções e assim diminuir a desigualdade nos ambientes profissionais.
A presidente da Acil, Graciela Ethel Black, em sua saudação, falou sobre a importância de iniciar o ciclo de RA’s de 2023 com um tema que homenageia todas as mulheres. “Para marcar esta data tão especial, em parceria com o nosso FME, contamos com a presença das secretárias Marjorie e Simone, duas grandes lideranças da nossa região que ocupam cargos estratégicos no primeiro escalão do governo estadual”, completou.
Trabalho conjunto
Em sua fala, Marjorie destacou a importância do trabalho conjunto para as conquistas pessoais e profissionais. Falou sobre sua formação acadêmica e trajetória profissional. “Posso falar que o meu crescimento é graças ao meu conhecimento e por quem está ao meu lado, pois sempre tive muitas pessoas boas caminhando junto comigo, seja na família e no trabalho”, comentou.
De acordo com a secretária, no atual governo a participação feminina é grande em cargos de liderança. Ao todo, são 10 mulheres ocupando cargos de secretárias de Estado. “Essas profissionais estão nos seus cargos por competência, e não por cotas”, destacou Marjorie, ao afirmar que defende a participação feminina em cargos estratégicos no governo e nas empresas.
Segundo a secretária, as mulheres possuem uma facilidade em propor o diálogo entre as fronteiras do saber e do poder e isso, nas questões políticas, facilita a tarefa de unir os servidores com o único objetivo de trabalhar para o cidadão. “Hoje, tenho muitas mulheres que estão comigo e exercem suas funções com profissionalismo.” Enfatizou que as mulheres precisam estar no lugar que queiram, unindo forças, para cada vez “termos mais de ‘nós’ e menos ‘eu’”.
Conquistas
Simone iniciou sua fala falando sobre a trajetória na pasta de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS. Em 2022, era secretária adjunta e, em 2023, passou a ocupar o a titularidade do cargo. “Nós, mulheres, precisamos falar mais das nossas conquistas, pois mesmo ocupando 38% dos cargos de liderança no Brasil, a desigualdade ainda persiste em alguns ambientes profissionais”, detalhou.
De acordo com dados apresentados pela secretária, são necessários quase 136 anos para que o mercado alcance a igualdade entre homens e mulheres. “É necessário modificar esse cenário, pois nós temos a mesma capacidade técnica dos homens, porém, com formas distintas de atuar. Ambientes com maior participação feminina têm uma forma de trabalho mais sistêmica” comentou.
Ao apresentar dados do RS, Simone falou que atualmente, a porcentagem dos gestores de Inovação e Tecnologia do interior do Estado são mulheres, e que elas também ocupam cargos importantes na gestão de projetos e serviços realizados pelo governo.
No encerramento de sua fala, a secretária destacou a importância da formação profissional realizada pelas universidades. “É o conhecimento que nos molda e nos torna capazes de desempenhar qualquer função dentro ou fora do governo. Hoje, o Estado trabalha para que a cultura da inovação abrace a equidade de gêneros”, completou.
Ao final do evento, as secretárias, acompanhadas da presidente da Acil e da representante do FME, Micheli Gonçalves subiram ao palco, interagiram e responderam aos questionamentos dos participantes.
Realização
As reuniões-almoço de 2023 da Acil têm o patrocínio de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Cooperativa Certel, Excellence Garçons, Fruki Bebidas, Grupo Independente, Imojel Construtora e Incorporadora, Kappel Imóveis, Olicenter Informática, Rhodoss Implementos Rodoviários, Sicredi Integração RS/MG, Supermercado STR Lajeado, Tecnosom Sonorização e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.