Telefone: 55 (51) 3011 6982

412446_1029835_3 (1)

Na Acil, Eduardo Leite fala sobre conquistas da gestão e apresenta dados do seu plano de governo

Patrocínio

Ex-governador do Rio Grande do Sul e candidato à eleição foi o palestrante da reunião-almoço promovida nesta terça-feira (06) pela Acil em parceria com os veículos de comunicação associados.

Lajeado – A série de reuniões-almoço (RA) promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) em parceria com os veículos de comunicação associados com os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul recebeu, nesta terça-feira (06), o ex-governador do Estado e candidato pela coligação PSDB, MDB, PSD, Cidadania, UB e Podemos, Eduardo Leite. Na oportunidade ele falou sobre “Um só Rio Grande: mais resultados e menos conflitos no Estado mais polarizado do Brasil”.

Na abertura do evento, Leite detalhou as principais conquistas de sua gestão no Rio Grande do Sul e comentou que todas elas se devem, também, ao apoio que o Estado tem na Assembleia Legislativa. “Tudo o que conquistamos para o Estado, foi com a ajuda do parlamento gaúcho. Por isso, temos que atentar há quem são nossos candidatos, pois é na Assembleia que são tomadas as decisões que podem transformar a nossa realidade”, lembrou.

Reformas

O candidato explicou que a reforma administrativa, da previdência e tributária, realizadas em sua gestão permitiram que o Estado iniciasse um processo para controlar suas despesas. “Com a reforma da previdência, conseguimos reduzir o nosso déficit previdenciário. Já com as alterações administrativas, modificamos a gestão pessoal e enxugamos a máquina pública. E, com a reforma tributária, diminuímos as alíquotas de ICMS e, hoje, podemos dizer que Rio Grande do Sul é o Estado pratica as menores alíquotas do Brasil”, revelou.

De acordo com Leite, todas as reformas realizadas em sua gestão permitiram que o governo colocasse algumas contas em dia. “Podemos afirmar que o nosso governo resolveu a situação das dívidas de curto prazo, que são aquelas principalmente com hospitais e os salários dos servidores”, pontuou.

O candidato falou que, atualmente, as maiores dívidas do Estado são com a União. Mas, com a homologação do regime de recuperação fiscal, o RS tem previsão de, em breve, começar a quitar as contas com o governo federal.

Investimentos

Durante o evento, Leite falou que, com as reformas realizadas, o Estado conseguiu recuperar sua capacidade de investimentos. “Tivemos investimentos privados em infraestrutura, mobilidade, saneamento, segurança e lazer. Esses investimentos vieram através das parcerias que conseguimos firmar e fortalecer e, também, das privatizações que realizamos no Estado”, afirmou.

O candidato explicou e abordou algumas ações que estão sendo realizadas com auxílio do programa Avançar, o programa de investimentos do governo que realiza obras por todas as regiões do Rio Grande do Sul.

Crescimento

Um dos tópicos abordados por Leite foi a desburocratização nos processos, realizada em sua gestão. Segundo o candidato, o RS é o Estado que mais oferece serviços públicos de forma digital. “O nosso RS.gov.br virou um portal de serviços onde, atualmente, todos os serviços públicos estão disponíveis. Além disso, começamos a implantação das unidades do Tudo Fácil no interior, sendo Lajeado, o primeiro município do interior a receber uma unidade”, completou.

Para os negócios, o ex-governador falou que parte da burocracia de documentação a ser obtida pelo empreendedor vêm do Estado e outra parte dos municípios. “Para diminuir toda essa tramitação, criamos o Tudo Fácil Empresas, onde o Estado e os municípios têm um sistema integrado. Em apenas 10 minutos, é possível abrir empreendimentos de baixo risco”, exemplificou.

Plano de Gestão

Ao apresentar alguns pontos do seu plano de gestão, Leite falou que sua principal meta é melhorar a qualidade da educação e do aprendizado no RS. “Precisamos fazer com que o Estado volte a ser referência nacional no quesito educação, criando oportunidades para os nossos jovens, diminuindo cada vez mais a evasão escolar e incentivando a qualificação das pessoas para que, no futuro, consigamos, também combater a pobreza”, destacou.

Aliado a isso, seu governo também quer transformar o Rio Grande do Sul em um polo nacional de qualidade no atendimento à saúde. “Essa melhora no atendimento à nossa saúde não apenas aumenta a qualidade de vida dos gaúchos como também atrai investimentos e renda para o Estado. Assim, podemos fazer com que outras pessoas busquem o RS para uma boa oferta de serviços de saúde”, adiantou.

Segundo Leite, seu plano ainda contempla crescimento com inovação em todas as áreas. “Queremos buscar ações e colocá-las em prática para nosso Estado ser evidência nacional no que se trata de inovação e tecnologia”, pontuou. Além disso, o candidato quer apoiar o agronegócio através de investimentos que possibilitem a proteção das lavouras e o combate à seca. “Precisamos desburocratizar as normas e restrições para conseguir reservar água. Assim, vamos conseguir preservar o agro do RS, agregando valor à agricultura com a demonstração clara do nosso respeito ao meio ambiente”, concluiu.

Ao final do evento, o candidato, acompanhado da presidente da Acil, Graciela Ethel Black, e do vice-presidentes de Relações Institucionais da entidade, Nilto Scapin, respondeu às perguntas dos participantes.

Próximo evento

A próxima RA será realizada em 22 de setembro com o candidato pelo partido Novo, Ricardo Jobim. As inscrições serão abertas nos próximos dias e poderão ser realizadas diretamente no site da Acil – acilajeado.org.br.

Realização

Os eventos com os candidatos ao Governo do Estado são uma realização da Acil em parceria com os veículos de comunicação associados: Grupo A Hora, Grupo Encantado de Comunicação, Grupo Independente, Grupo Popular de Comunicação e Rede Encanto de Comunicação.

O patrocínio das RA’s de 2022 da Acil é de Bebidas Fruki, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), CBM Materiais Elétricos, Cooperativa Certel, Docile Alimentos, Excellence Garçons, Grupo A Hora, Imojel Construtora e Incorporadora, Cooperativa Languiru, Olicenter e Tecnosom.

Comunicação Acil Lajeado

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.