Telefone: 55 (51) 3011 6982

Na Acil, professor destaca importância da constância, fluxo e liderança para consolidar a inovação

Patrocínio

Na Acil, professor destaca importância da constância, fluxo e liderança para consolidar a inovação

Lajeado – “Reunimos aqui hoje, representantes de todas as hélices responsáveis por dar andamento nos processos de inovação local. Esses atores precisa trabalhar com perseverança, de forma contínua, garantindo aporte de energia e investimento. Só assim, com fluidez e continuidade o ambiente de inovação vai se consolidar, num espaço de tempo longo, de 15 a 20 anos.” A análise é do superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), Jorge Audy, ao falar sobre a importância da união da quádrupla hélice em reunião-almoço realizada nesta quinta-feira (19) pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Pro_Move Lajeado.

Durante sua fala, o palestrante destacou a importância do trabalho contínuo a ser realizado para tornar viáveis os processos de inovação nas regiões. “Podemos usar, como exemplo, Porto Alegre que teve troca de governo na gestão municipal e o Pacto Alegre, programa de inovação local, não parou; teve continuidade, seguiu o fluxo de trabalho sem interferências”, comentou.

Segundo Audy, o fluxo nos processos de inovação vem a ser mais importante do que os recursos financeiros. “A área da inovação tem que passar por governos, reitores, lideranças em geral. A inovação precisa de tempo e constância. Seguindo todos esses passos, é preciso fluxo mínimo de 15 a 20 anos sem interferências”, afirmou.

Fatores de sucesso

De acordo com Audy, diante de toda a transformação que o mundo está passando, o papel das lideranças nunca foi tão importante. “Para sermos protagonistas do futuro que queremos chegar, existem três fatores: precisamos de pessoas; de uma visão de futuro e, acima de tudo, liderança. Precisamos de liderança em cada uma das quatro hélices: liderança política, empresarial, acadêmica e liderança da sociedade civil”, destacou.

Para o palestrante, a atuação síncrona e constante dos grupos permite que a comunidade seja protagonista do futuro. “Sem protagonismo, vamos ser surpreendidos pelo que nos espera. Precisamos de pessoas que pensem. Qual a Lajeado que queremos para 2030? Para 2050? e de pessoas que vão conduzir o caminho para chegarmos até lá”, pontuou.

Inovação

Para o palestrante, todo o processo de inovação apresenta crescimento exponencial. Para ele, o desafio do Pro_Move é transformar Lajeado em uma sociedade de inovação, pois cada vez mais os processos inovadores mostram-se indispensáveis para todos os negócios. “Na PUCRS, passamos os últimos 20 anos pensando na viabilidade de ministrar aulas virtuais. Com a chegada da pandemia, em cerca de uma semana os professores de praticamente todos os cursos já estavam ministrando aulas de forma remota”, exemplificou.

Segundo o palestrante, as pessoas precisam perceber e valorizar a educação. “Precisamos entender o poder da educação para o desenvolvimento econômico e social do país. O que nós precisamos é importar inteligência e não exportá-las”, ressaltou.

Para Audy, muitas empresas já podem ser extremamente inovadoras, mas elas precisam de conhecimento e coragem para seguir em frente. “O inovador não é aquele que têm várias ideias e não executa nenhuma. O inovador, na verdade, é aquele que vai e faz acontecer,” completou.

Desenvolvimento de Lajeado

Em sua fala de abertura, o presidente da Acil, Cristian Rota Bergesch, falou sobre o desenvolvimento de Lajeado. “Há cerca de dois anos, a comunidade organizada de nosso município criou o Pro_Move, conectando o poder público a universidade, as empresas e a própria comunidade.  Essas forças vivas, através desse programa, objetivam ampliar o conhecimento da comunidade a fim de impulsionar o desenvolvimento econômico, de inovação e tecnologia e, por extensão, o desenvolvimento social”.

Falou também sobre a importância do trabalho a ser desempenhado pela Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil), fundada na última semana. “A Agil tem a estratégica e valiosa missão de implementar, de forma prática e diferenciada, o conhecimento da inovação em nossas empresas”, destacou.

Crie Smart Cities

Ao final do evento que antecede a programação do Crie Smart Cities da Univates, Audy, acompanhado de Bergesch e do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, responderam às perguntas dos participantes.

O Crie Smart Cities ocorre de segunda à sexta-feira da próxima semana (23 a 27 de agosto) na Univates. O evento, híbrido, coloca a comunidade acadêmica no protagonismo desse ecossistema colaborativo como um espaço para dialogar sobre inventividade, coparticipação, arte, diversidade, inclusão e inovação.

Realização

As RA de 2021 da Acil têm o apoio de Bebidas Fruki, BiMachine, Black Contabilidade, BRDE, CBM Materiais Elétricos, Construtora Jachetti, Excellence Garçons, Invictos Ar Condicionados e Refrigeração, Olicenter, Poolseg Corretora de Seguros, Sicredi Integração RS/MG e Tecnosom.

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.