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Oportunidade – Setor de alimentos aponta oportunidades e demandas no 2º dia Workshop conecta Sebrae

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De acordo com especialista, existe espaço para expansão

Lajeado – A evidente vocação econômica regional para a produção e o processamento de alimentos é cada vez maior. O segundo dia de encontro foi marcado pela apresentação de dados sobre o setor de alimentos. O coordenador estadual da cadeia de alimentos e bebidas do Sebrae, Roger Scherer Klafke trouxe dados do setor de alimentos e apresentou oito (8) tendências do setor, como a preocupação com origem e sustentabilidade. A Pesquisa Galunion 2020 apontou que 60% dos consumidores devem seguir no pós-pandemia com a valorização da origem dos produtos e a sustentabilidade”.

A procura por alimentos para a imunidade e saúde deve crescer, bem como marcas que invistam em orgânicos e carnes feitas de vegetais. Existe a preocupação com a procedência dos produtos, que sejam livres de ingredientes artificiais. O consumidor também está de olho na rastreabilidade.  

No Brasil, o comércio eletrônico aumentou 27% em 2021, em comparação a 2020, (Webshoppers). De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, houve um aumentou de 150% no volume do e-commerce de A&B e um registro ainda maior, 270% nos pedidos online em supermercados.  

Klafke expôs ainda sobre o cenário no RS e o perfil da região. A cadeia que mais gera empregos no Estado é a de serviços de alimentação, a grande maioria é formada por micro e pequenas empresas. O maior crescimento foi registrado nas indústrias de vinho, cerveja e bebidas não alcoólicas. Na região dos vales existem mais 1.220 indústrias e agroindústrias de alimentos e bebidas. A cadeia emprega 16.600 pessoas. A maior concentração ocorre nas cidades de Lajeado, Arroio do Meio e Teutônia.

O coordenador apresentou os dados para que os empresários tenham uma visão mais detalhada do cenário.  “ Houve uma mudança muito grande dos negócios durante a pandemia, muitas empresas fecharam, e tem uma mudança no mercado com novas empresas surgindo e o consumidor demandando por novos produtos. ”  

Durante a oficina foram criados quatro grupos que vão estruturar e apresentar propostas de crescimento e desenvolvimento do APL no próximo encontro dia 20 de abril.

Assessoria de imprensa CIC VT

CIC Vale do Taquari

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