A gestão das empresas e das pessoas que nela atuam é um desafio para seus líderes. Para a publicitária e especialista em Gestão Empresarial, Caroline Bücker, o design thinking é uma maneira de alcançar os resultados demandados e ter mais êxito nos negócios. Ela foi a palestrante da reunião-almoço do programa Ideias que Alimentam, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado, nesta terça-feira ao meio-dia, dia 23.
Caroline apresentou exemplos de empresas nas quais já atuou com o chamado método criativo. “Ele permite a inserção de um viés emocional na elaboração de estratégias, construção de projetos e soluções criativas das empresas”, destaca.
Segundo ela, o ponto de partida é a empatia, é mudar a postura de relacionamento com funcionários e clientes, para enxergar alternativas simples e eficientes. “As pessoas querem ser percebidas, valorizadas. E isso pode transformar”, afirmou. A colaboração e a experimentação são etapas seguintes, as quais fazem parte do design thinking, classificado como um processo que se torna projeto.
Caroline afirma que o design thinking modifica a visão e a atitude frente aos desafios, gera reflexão constante, estimula a criatividade e gera resultados práticos, entre outras vantagens.