Telefone: 55 (51) 3011 6982

IMG_0889 (1)

Palestra sobre saúde mental reuniu funcionários no Complexo Avícola

Patrocínio

Evento realizado pelo Sesi reuniu 40 funcionários da Dália e abordou a campanha Janeiro Branco   

Autocuidado, terapia e as famosas metas do início do ano. Essas são algumas das atividades apresentadas na palestra sobre Janeiro Branco, no Complexo Industrial Avícola da Cooperativa Dália Alimentos. O evento realizado pelo Sesi ocorreu na tarde do dia 24/01 e reuniu 40 funcionários da unidade localizada em Palmas.    

“A campanha Janeiro Branco trata da conscientização sobre a importância dos cuidados relacionados à saúde mental. Foi escolhido o mês de janeiro por ser uma época do ano que simboliza renovação e marca um novo ciclo”, afirma a psicóloga Lais Regina de Carvalho Schwalz. 

Segundo Laís, neste ano, o tema central da campanha é “A Vida Pede Equilíbrio” e por isso a palestra promovida pelo Sesi abordou “A sua Liderança Guia Para o Equilíbrio”. “Precisamos estar em equilíbrio com as diversas áreas da nossa vida, assim como em nossas relações pessoais, profissionais, financeira, emocionais e lazer,  entre outras”, exemplifica.   

Autoconhecimento

Para ela, o autocuidado não se trata egocentrismo, mas está interligado ao pensamento, às emoções e ao comportamento. “Um é fruto do outro. Os pensamentos negativos geralmente levam a emoções de tristeza. Na etapa comportamental, isso pode dificultar os relacionamentos e até causar transtornos mentais em casos extremos”, relaciona.

A psicóloga enfatiza a importância do autoconhecimento e o que isso contribui para a qualidade de vida e nos relacionamentos. “Entender o que nos motiva e nos faz bem pode trazer uma cultura de bons comportamentos, mas para isso acontecer requer definir de quem sou eu”.

A palestrante apresenta que o autoconhecimento é estar ciente de si e isso é característico de pessoas que detém o autocontrole que dominam suas ações e emoções. “No entanto, o autoconhecimento é pouco praticado. Esse é o motivo dos altos índices de depressão e ansiedade nos dias de hoje. Atualmente, a população brasileira é o país que mais sofre com depressão na América Latina”. 

Mesmo com elevados índices de transtornos mentais, como a depressão e ansiedade, Schwalz destaca que existem diversas ferramentas de auxílio, dentre elas, recorrer a terapias frequentando psicólogos e psiquiatras, que ajudam a (re) equilibrar a saúde mental. “Precisamos ainda quebrar o tabu da função de psicólogos e psiquiatras, pois são profissionais que nos ajudam a lidar com dificuldades e conflitos emocionais”.  

Roda da Vida

Citou, ainda,  a importância de falar sobre o autoconhecimento, autocuidado para melhorar a qualidade de vida e até mesmo alcançar as famosas metas projetas no início do ano. “Para contemplar todo e qualquer planejamento é necessário conhecer a si mesmo para planejar metas coerentes com a cada realidade”. 

Por fim, Lais apresentou a Roda da Vida, uma dinâmica onde todos os presentes avaliaram as áreas da vida em potencial e que podem melhorar. “Geralmente o equilíbrio financeiro chama atenção, mas essa condição deve ser em todas as áreas e isso não quer dizer sobre quem recebe o maior salário, mas sim quem gerencia da melhor forma a sua receita”, completa.

Assessoria de imprensa Cooperativa Dália Alimentos

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.