Evento realizado pelo Sesi reuniu 40 funcionários da Dália e abordou a campanha Janeiro Branco
Autocuidado, terapia e as famosas metas do início do ano. Essas são algumas das atividades apresentadas na palestra sobre Janeiro Branco, no Complexo Industrial Avícola da Cooperativa Dália Alimentos. O evento realizado pelo Sesi ocorreu na tarde do dia 24/01 e reuniu 40 funcionários da unidade localizada em Palmas.
“A campanha Janeiro Branco trata da conscientização sobre a importância dos cuidados relacionados à saúde mental. Foi escolhido o mês de janeiro por ser uma época do ano que simboliza renovação e marca um novo ciclo”, afirma a psicóloga Lais Regina de Carvalho Schwalz.
Segundo Laís, neste ano, o tema central da campanha é “A Vida Pede Equilíbrio” e por isso a palestra promovida pelo Sesi abordou “A sua Liderança Guia Para o Equilíbrio”. “Precisamos estar em equilíbrio com as diversas áreas da nossa vida, assim como em nossas relações pessoais, profissionais, financeira, emocionais e lazer, entre outras”, exemplifica.
Autoconhecimento
Para ela, o autocuidado não se trata egocentrismo, mas está interligado ao pensamento, às emoções e ao comportamento. “Um é fruto do outro. Os pensamentos negativos geralmente levam a emoções de tristeza. Na etapa comportamental, isso pode dificultar os relacionamentos e até causar transtornos mentais em casos extremos”, relaciona.
A psicóloga enfatiza a importância do autoconhecimento e o que isso contribui para a qualidade de vida e nos relacionamentos. “Entender o que nos motiva e nos faz bem pode trazer uma cultura de bons comportamentos, mas para isso acontecer requer definir de quem sou eu”.
A palestrante apresenta que o autoconhecimento é estar ciente de si e isso é característico de pessoas que detém o autocontrole que dominam suas ações e emoções. “No entanto, o autoconhecimento é pouco praticado. Esse é o motivo dos altos índices de depressão e ansiedade nos dias de hoje. Atualmente, a população brasileira é o país que mais sofre com depressão na América Latina”.
Mesmo com elevados índices de transtornos mentais, como a depressão e ansiedade, Schwalz destaca que existem diversas ferramentas de auxílio, dentre elas, recorrer a terapias frequentando psicólogos e psiquiatras, que ajudam a (re) equilibrar a saúde mental. “Precisamos ainda quebrar o tabu da função de psicólogos e psiquiatras, pois são profissionais que nos ajudam a lidar com dificuldades e conflitos emocionais”.
Roda da Vida
Citou, ainda, a importância de falar sobre o autoconhecimento, autocuidado para melhorar a qualidade de vida e até mesmo alcançar as famosas metas projetas no início do ano. “Para contemplar todo e qualquer planejamento é necessário conhecer a si mesmo para planejar metas coerentes com a cada realidade”.
Por fim, Lais apresentou a Roda da Vida, uma dinâmica onde todos os presentes avaliaram as áreas da vida em potencial e que podem melhorar. “Geralmente o equilíbrio financeiro chama atenção, mas essa condição deve ser em todas as áreas e isso não quer dizer sobre quem recebe o maior salário, mas sim quem gerencia da melhor forma a sua receita”, completa.