Na manhã desta terça-feira, dia 10, o Governo de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), entregou o Plano Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Turismo, assim como os projetos de lei que instituem o Sistema Municipal de Cultura e o Sistema Municipal de Turismo, atribuindo suas estruturas, seus objetivos, gestão e financiamentos.
Os planos são documentos de planejamento municipal, que nortearão as atividades de cultura e turismo nos próximos dez anos na cidade. Já os projetos de lei que instituem os sistemas são exigências dos ministérios da cultura e do turismo, para que o município esteja alinhado às diretrizes nacionais, e assim, capaz de propor projetos, celebrar convênios e outras medidas essenciais para a atividade turística e o setor cultura.
Segundo o titular da Secultur, David Orling, os planos estão de acordo com as leis federais, e auxiliarão na busca de recursos para a cultura e turismo da cidade. “É um avanço societário muito grande, estamos bem felizes” enfatiza.
O prefeito em exercício Vilsinho Jacques também ressaltou a importância dos projetos, que foram feitos em parceria com a população. “A junção do poder público com representantes civis têm dado bons resultados” comenta.
O projeto foi entregue nas mãos do presidente da Câmara de Vereadores, Heitor Hoppe e será avaliado pelo legislativo nos próximos dias. Também estiveram presentes no evento, além d presidente da Câmara e do prefeito Vilsinho Jacques, o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Cléber Holz, o prefeito licenciado de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, que está em férias e os secretários municipais do Meio Ambiente, José Francisco Antunes; de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Eveline Schvingel; de Governo, Auri Heisser; da Fazenda, José Carlos Bullé; de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ivanete Fracaro; de Agricultura e Urbanismo, Marcos Salvatori; e de Educação, Sandra de Mari.