O título de Cidadão Honorário é o reconhecimento da comunidade ao trabalho de pessoas não naturais de um município que foram importantes para seu desenvolvimento. Por isso, a Câmara de Vereadores de Encantado entregou a cidadania honorária ao Presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas e a mais outras cinco personalidades, no dia 27 de junho.
Após a entrega da homenagem, que conferiu cidadania de Encantado, o presidente executivo agradeceu aos vereadores. “Essa homenagem traz sentimentos de muita alegria para mim e minha família. É uma honra poder receber este título”, afirma.
Freitas lembrou que a sua história em Encantado iniciou em 1979 e que, houve grande desenvolvimento na cidade desse período até hoje. “Na época, vim trabalhar na Cooperativa de Suinocultores de Encantado (Cosuel) para atuar na medicina veterinária. De lá pra cá, vi o município ter grandes transformações”, relata.
“Na minha adaptação, observei grande diferença cultural entre Rio Pardo, minha cidade natal e Encantado. Mas também percebi o quanto esta cidade é acolhedora e logo fizemos muitas amizades”, pondera.
O presidente executivo ainda revelou que em 1986 foi trabalhar em Santa Catarina, onde ganhou vasta experiência. “Saí de Encantado com o coração partido, porém, foram seis anos de muito aprendizado”, reafirma.
Em 1990 o médico veterinário retornou para o Vale do Taquari e participou da restruturação da Dália. “Na década de 1990, a direção da Dália entendeu que precisávamos alinhar a missão da cooperativa e juntos, percebemos, que a empresa existe para o desenvolvimento social e econômico dos associados, funcionários e a comunidade regional”, salienta.
“Os melhores momentos da minha vida foram em Encantado. O município será sempre marcante na história da minha família. Hoje, por meio dos vereadores, posso dizer com orgulho, que sou encantadense”, finaliza.
Trajetória
Carlos Alberto de Figueiredo Freitas é natural de Rio Pardo. Em 1978 se formou em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria e em 1999, uma especialização por meio da pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
Logo após a graduação, Freitas residiu em Encantado e trabalhou na sua área de formação dentro da cooperativa. O médico Veterinário permaneceu por sete anos no município.
A convite do conselho eleito, em 1990, Carlos retornou à Dália, mas para assumir a Diretoria da Divisão Produção Agropecuária, incorporando, mais tarde, também a Diretoria da Divisão Industrial.
Em 1996, com a mudança da gestão da cooperativa, assumiu a função de Diretor Superintendente até 2013, quando o nome do cargo exercido passou a denominar-se Presidente Executivo.
Nessa função, ele é o responsável pela gestão empresarial da empresa e atua na estruturação dos programas de produção, industrialização e comercialização nos três setores: suinocultura, avicultura e lacticínios.
Além de presidir o cargo executivo na Dália, há diversas gestões, Freitas é membro das Diretorias do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SIPS-RS) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).