O presidente da CIC Teutônia, Renato Lauri Scheffler, vice-presidente da Federasul no Vale do Taquari, foi escolhido para coordenar Grupo de Trabalho da Cadeia da Proteína Animal. Instituído pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul, busca soluções à crise que atinge o segmento das carnes, especialmente das indústrias ligadas ao segmento de aves e suínos.
A primeira reunião ocorreu no dia 02 de maio, em Porto Alegre, contando com a participação de representantes da cadeia produtiva, como frigoríficos e abatedouros, logística e fornecedores de insumos. “O setor passa por grandes dificuldades. São questões emergenciais que precisam de solução a curto prazo”, destaca Scheffler.
A perda da competitividade do Rio Grande do Sul frente a outros Estados, a alta carga tributária, os juros altos, o elevado custo dos insumos e de produção estão entre as dificuldades enfrentadas pelo segmento. O movimento objetiva buscar o apoio dos governos federal e estadual diante da crise. Reuniões com a Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Secretaria Estadual da Agricultura estão em pauta.
“A crise do setor da proteína animal atinge diretamente o Vale do Taquari e o Estado como um todo. A CIC Teutônia e a Federasul estão atentas a essa situação extremamente delicada. Esse Grupo de Trabalho surgiu durante o Fórum Macrorregional realizado em Lajeado na última semana. Todos estão convidados a participar e sugerir ações”, conclui Scheffler.