No quadro Conheça a entidade associada da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari apresentamos a história da Associação Comercial e Industrial de Encantado, ligada à CIC VT desde 2006 e conta hoje com 343 associados.
ACI-E
Fundada em 02 de setembro de 1939, com o objetivo de – assim como hoje – congregar empresas, lutar pelo desenvolvimento do município e dar apoio às questões legais. Assim, foi fundada a Associação Comercial de Encantado, que mais tarde passou a ser denominada de Associação Comercial e Industrial de Encantado.
A ACI-E destaca-se por prestar relevantes serviços à comunidade empresarial, assumindo a luta em prol dos interesses dos segmentos dos associados. Entre as ‘bandeiras’ mais recentes, a busca por um sistema tarifário de pedágio mais justo para os encantadenses, bem como todos os usuários da região alta do Vale do Taquari. A contratação de estudos técnicos especializados e o ajuizamento de ação contra o edital foram fundamentais para que o Governo do Estado interrompesse o processo licitatório, e abrisse mais rodadas de discussões.
A ACI-E também foi parceira do município de Encantado ao participar ativamente do PRODEL – Programa de Desenvolvimento de Encantado, contribuindo com profissionais, financeiramente e com membros voluntários. No primeiro ano, o PRODEL entregou o mapa estratégico do Encantado que estipulou como objetivo, até 2040, ser um município sustentável.
Ao longo dos anos ainda tivemos a luta por melhorias no sinal de telefonia móvel, a derrubada do projeto de lei, a nível estadual, que exigia das indústrias de cosméticos a aplicação do selo ‘testado em animais’ nos produtos. E ainda, a criação do APL das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari, a permanência da Junta Comercial em Encantado, apoio no movimento de instalação da 3ª Vara na cidade, busca por melhorias de infraestrutura para a Uergs, entre outras demandas que afetam diretamente o desenvolvimento de Encantado e região. Ao longo deste período, já atuaram – voluntariamente – 31 diretorias (presidente e vice), e uma vasta relação de diretores.
A força do pensamento feminino e suas vantagens intuitivas também para o campo dos negócios levou a entidade a eleger a primeira mulher como presidente ainda em 2014.
A Associação conta também com um Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, órgãos de apoio e fiscalização. A entidade evoluiu ao longo dos anos, mas sempre manteve o foco de fortalecer o segmento dos associados, influenciar e contribuir para o desenvolvimento de Encantado e região, através de ações com representação junto aos poderes constituídos e de entidades como a Federasul, Fiergs e Fecomércio.
A ACI-E é reconhecida atualmente por realizar eventos que se tornaram os principais divulgadores do município e de suas potencialidades culturais, gastronômicas e profissionais. Entre eles, destaca-se em grande magnitude a Suinofest, realizada sempre em junho. A ACI-E também promove o Festival do Sorvete, além de Almoços e Jantares Empresariais, Cursos, Palestras e Seminários. Oferece ainda uma gama de serviços e convênios com grande vantagem para associados.
Associação Comercial e Industrial de Encantado: um universo de oportunidades.
Em 2017 a ACI-E implantou o primeiro Núcleo do Empreender, uma metodologia da CACB, que tem como principal objetivo fortalecer, e proporcionar ferramentas gerenciais e apoiar os empreendedores a de forma conjunta a levantar problemas, identificar as causas e buscar soluções. Atualmente são 6 núcleos do Empreender, setoriais, multissetoriais e temáticos, totalizando em torno de 117 profissionais, que se reúnem sistematicamente a cada 15 dias na sede da entidade. Oficinas, cursos, visitas técnicas, trocas de experiências e muitas outras ações são desenvolvidas pelos nucleados.
Parafraseando Raquel Cadore, empresária que atuou concomitantemente no Núcleo de Mulheres Empreendedoras SuperAção e no de Desenvolvimento de Pessoas, “é no núcleo que me fortaleço e tenho coragem de seguir empreendedo”.
Confira o depoimento do atual presidente, Álex Sandro Herold, 31º a assumir a presidência da entidade.
“O associativismo empresarial é essencial para o desenvolvimento sustentável, porque promove a união e a organização dos empreendedores na defesa de interesses comuns, criando canais de diálogo entre a sociedade organizada e o Poder Público visando ao aprimoramento das relações e ambientes de negócio e crescimento econômico coletivo.
Além disso, contribui para a formação de talentos e lideranças e para a construção da cultura do interesse comum e do ganho coletivo, sem prejudicar, antes pelo contrário, potencializando as oportunidades individuais através da soma de esforços em torno das convergências e equilíbrio ou superação madura das divergências.
A ACI-E, nos seus oitenta três anos de história, tem inúmeras realizações, difícil destacar uma ou outra sem ser injusto com outras tantas. No momento, ouso referir duas conquistas exemplares. A criação da Suinofest na década de 90 e sua consolidação no decorrer das edições como um dos maiores eventos de gastronomia de carne suína do País da atualidade. Outra conquista, mais recente, mas que resulta de uma construção histórica, foi o Programa de Desenvolvimento de Encantado que é, em suma, uma política pública – portanto mais perene do que um plano de governo – de desenvolvimento municipal que garante a participação ativa da sociedade empresarial organizada.”