A Estrela Multifeira sediou na manhã desta quinta-feira (05) a reunião da Associação dos Secretários de Agricultura dos Municípios do Vale do Taquari (Asamvat). Com a presença de representes de 12 cidades, o presidente Marco Aurélio Rohr colocou em pauta temas como a Consulta Popular que, conforme apontado pelo Codevat, pode garantir recursos para o manejo do solo em 13 localidades da região. Da mesma forma, ele relatou a intensão de conseguir uma audiência pública para que os produtores opinem sobre o fim da obrigatoriedade da vacina contra a febre aftosa.
Sobre a extinção da imunização dos animais, o secretário de Estrela, José Adão Braun, comentou que o setor se encontra diante de um grande impasse, visto que se trata de uma arma para prevenir doenças e que um foco pode acabar com a economia de todo o país. Na sua avaliação, ninguém é contra a decisão, desde que haja a devida vigilância e a garantia de indenização em um eventual caso. Diante disso, a associação decidiu buscar apoio da Fetag para que esses dois pontos sejam defendidos e que se realizem estudos para que permaneça a exigência de pelo menos uma dose ao ano.
O grupo ainda debateu divergências nas declarações feitas à Receita Federal sobre o valor das propriedades, o programa Troca-Troca de milho, emissão de notas eletrônicas e fiscalização das agroindústrias, especialmente as que trabalham com carnes. O próximo encontro da Asamvat está agendado para o dia 19 de setembro, durante a Santa Flor, em Santa Clara do Sul.