A segunda aula foi marcada por dinâmicas práticas e o posicionamento da marca por meio de planejamento e estratégias
Estratégia e planejamento foram os assuntos do segundo módulo do curso Formação para Lideranças da Cooperativa Dália Alimentos, que ocorreu no Sicredi Região dos Vales no dia 11/10. Realizado pela Longevisar, o curso tem apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e conta com quatro módulos voltados para a gestão cooperativa.
O curso é ministrado por Ademar Schardong, formado em Administração e Direito, com Mestrado em Direito Societário e ainda, com ampla atuação no cooperativismo de crédito no RS. No segundo módulo, o consultor fez o grupo de 33 líderes da Dália a refletirem sobre a aplicação de um planejamento eficaz e com novas estratégias. “Planejamento estratégico é o instrumento que vai direcionar as ações da organização na busca do seu objetivo e do objeto de sua constituição”, conceitua.
Além disso, o gestor revisou os conceitos e os valores do cooperativismo e explicou que planejamento requer aplicar a gestão qualificada de pessoas, estratégias para mitigar os riscos dentro de uma empresa e clareza nas estratégias de vendas. “Em relação às vendas, as estratégias devem evitar a utilização dos mesmos mecanismos de outras grandes empresas concorrentes, para então, alcançar novos mercados. Trata-se da busca de diferenciais competitivos, como por exemplo, comunicar a essência da cooperativa e mostrar a originação da matéria prima, lembrando que todo o processo produtivo cumpre todas as exigências da legislação”.
Schardong também levou os líderes refletirem sobre a missão, visão e valores da Dália Alimentos. “É necessário que esses três pilares da Dália estejam bem fixados por todos os envolvidos, desde os associados até os colaboradores, para ter uma comunicação eficaz tanto interna como externamente, a ponto de todos enxergaram esses três elementos na prática do dia a dia”.
Comunicação
O especialista ainda falou sobre as tendências, os novos mecanismos de comunicação e a importância de a empresa divulgar para seu público-alvo o seu propósito. “Diante dos conceitos abordados neste módulo, percebemos que estratégias de comunicação e de marketing devem carregar a mensagem central do motivo que faz a empresa produzir alimentos. É nisso que identificamos o posicionamento e os valores da marca”.
Agradecimento
Para o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, o segundo módulo foi extremamente importante para discutir ferramentas de gestão e incorporá-las ao dia a dia da liderança da cooperativa. “No primeiro encontro nos centramos nas teorias e nos conceitos do cooperativismo e, neste segundo módulo, o escopo da aula foi a gestão e o planejamento estratégico, temas importantes e de grande valia para todos que tiveram a oportunidade de estarem presentes. Portanto, agradecemos ao Schardong por mais este aprendizado ao longo do dia e, aguardamos os dois últimos módulos”.
Preparação
O Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, afirma que o curso tem atingido de forma plena os seus objetivos e enaltece a qualidade da aula. “Toda vez que temos atividades deste tipo, fico entusiasmado, pois gosto de aprender e de trocar ideias, ainda mais com uma conexão importante entre o quadro social, representado pelos delegados e a gestão dos negócios que são os gerentes”.
Freitas também explica que a qualificação de lideranças se faz necessária diante das constantes mudanças políticas e culturais. “Cada dia que passa vemos um mundo mais complexo e, por isso, a necessidade de que as lideranças compreendam e estejam preparadas para tomarem decisões coerentes e trazerem qualidade de vida e prosperidade, o que só se faz investindo em sua capacitação”, finaliza.