Nesta quinta-feira a CIC Teutônia concluiu a programação da 1ª Semana do Empreendedor, com atividades que marcaram as comemorações pelo Dia do Empreendedor, celebrado no dia 05 de outubro. Os eventos foram propostos pela Diretoria de Serviços da entidade, com o apoio do Sebrae/RS.
Fechando a programação, ocorreu a 7ª edição do Almoço Empresarial de 2023. Com a participação de cerca de 80 pessoas, o tema “Prosperar – gestão da mudança, construção de cultura organizacional e pessoas, o grande diferencial”, o palestrante foi o pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e especialista em Liderança Comportamental, Gustavo Bozetti.
Ele valorizou ferramentas de gestão, com foco especial no comportamento e no desenvolvimento das pessoas. ”Todas as crises geram oportunidade de melhoria, mas muitas pessoas tomam decisões com base no ‘achismo’, quando na verdade precisamos de um norte. Muitas vezes seguimos referências e referenciais que nem sempre estão seguindo o caminho correto. A melhor forma de acertar a direção é buscando a ferramenta adequada, como uma bússola, que nos entrega com precisão a direção a seguir”, orientou.
Bozetti alertou para as demandas do mercado. “É preciso estar atento aos movimentos. Se o mercado não reconhecer a solução que ofertamos, seremos substituídos por alguém que entregue mais, independente das qualidades que possamos ter. Precisamos entender qual é o problema que nossa instituição está resolvendo.”
A busca por aprimoramento também pautou sua fala. “Não existe nada mais perecível no mundo dos negócios que o conhecimento. Pesquisas revelam que 65% dos jovens que hoje estão no Ensino Fundamental vão trabalhar em profissões que ainda não existem”, disse, chamando atenção para a construção da reputação. “É algo que leva muito tempo para ser construído, mas que pode ser derrubado num ‘estalar de dedos’. Integridade, presença e significado no que fazemos são três ingredientes que, juntos, constroem uma boa reputação.”
Bozetti trouxe diferentes conceitos e, entre esses, procurou exemplificar as diferenças entre mudança, transformação e revolução. “A mudança acontece de forma rápida e superficial; a transformação é lenta e profunda; e a revolução, movimento que acontece em momentos pontuais das nossas vidas, é radical, drástica e de forma estrutural. Precisamos construir uma mentalidade mais forte, de pessoas melhores”, concluiu.
Workshop
A abertura da 1ª Semana do Empreendedor contou com o Workshop “Atitude empreendedora: pratique gestão na prática”, realizado nos dias 02 e 03. Dirigido exclusivamente para MEI e Microempresas, foi conduzido pela consultora do Sebrae/RS, Ivi Helena Minuzzi. O conteúdo abordou autoliderança e autoconhecimento; postura protagonista e modelos mentais pensando em padrões mais produtivos de pensamento (sentimentos e ações); responsabilidade dos líderes; elaboração de metas e planejamento de desenvolvimento pessoal; estilos de aprendizagem e ação no mundo.
“O trabalho foi desenvolvido a partir da experiência, seja com inventários de autoconhecimento ou com dinâmicas em grupo, com atividades práticas que potencializam o protagonismo e a responsabilidade do empreendedor para com as metas que deseja conquistar. O empreendedor busca sempre analisar qual foi sua contribuição para tudo o que acontece na sua empresa. Não é assumir a ‘culpa’ pelo que acontece, mas entender qual a sua responsabilidade e o que pode ser feito a partir dos acontecimentos, sejam eles positivos ou negativos”, destacou a consultora.
Podcast e consultoria
“A importância do marketing nos negócios, sejam físicos ou digitais” foi tema do Podcast da CIC na quarta-feira (04). O assunto foi abordado pelas empreendedoras Larissa Scherer e Rochele Scopel, proprietárias da empresa Onbozz Marketing Incomum, com moderação dos diretores da pasta de Serviços da CIC, Fabiani Graciela Bartz e Rodrigo Emanuel Riffel. O programa foi transmitido em live pelo Instagram da CIC (@cicteutonia) e a gravação estará disponível no canal da entidade no Youtube e no Spotify.
A 1ª Semana do Empreendedor também contou com consultoria gratuita para MEI, ME e EPP. No dia 05 a CIC e o Sebrae/RS trataram de “Crédito e finanças”, trabalho que buscou orientar sobre crédito; auxiliar a identificar necessidades para capital de giro; simular impactos da tomada de um financiamento no negócio; orientar para o uso consciente dos recursos captados, sobre gestão, planejamento de finanças e renegociação de dívidas; além de sugerir ferramentas de apoio à gestão financeira.
Próximo Almoço Empresarial
O próximo Almoço Empresarial já tem data marcada. Será no dia 10 de novembro, a partir das 11h45min, com a palestra “O Rio Grande precisa saber”, conduzida pelo deputado estadual Gustavo Victorino, jornalista, advogado, professor e músico.
O investimento é de R$ 75,00 por participante associado à CIC e de R$ 90,00 para os demais interessados. O evento conta com o patrocínio de 3F1B Móveis Estratégicos, Marcauten Registro de Marcas, Certel, Reinigend, Colégio Teutônia, Sicredi Ouro Branco, Cooperativa Languiru, Unimed VTRP e Univates, com o apoio de Grupo Popular.
Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 99250-1992.