Curitiba – As principais bandeiras e desafios dos sindicatos patronais do Brasil estiveram em pauta, nos últimos dias 15, 16 e 17, no Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços, e Turismo. A 29ª edição do evento ocorreu em Curitiba (PR) e reuniu 1,3 mil pessoas, entre empresários, dirigentes, executivos e assessorias jurídicas de entidades. O Sindilojas Vale do Taquari acompanhou toda a programação através do presidente, Marcos André Mallmann, e da gerente executiva, Rejane Lettrari. Por meio de reuniões, debates e painéis, o encontro fomentou a troca de conhecimentos e análise de temas ligados ao desenvolvimento do comércio e do sindicalismo patronal brasileiro.
Entre as diversas abordagens, Rejane enfatiza duas. “Destaques para o economista e reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, que tratou sobre as perspectivas econômicas para o Brasil nas próximas décadas; e para o advogado e ex-secretário do Governo do Paraná, Heron Arzua, que trouxe um panorama geral da economia brasileira, enfatizando o quanto a substituição tributária prejudica o varejo”, avalia. Foram tratados ainda nos eventos temas como sustentabilidade nos negócios; cooperativismo de crédito; contribuição sindical; e negociação coletiva.
A atividade foi promovida pelo Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná (Sirecom-PR) e pelo Sindilojas Curitiba. A próxima edição do Encontro Nacional será realizada de 9 a 11 de abril de 2014, em Belo Horizonte (MG).