Firmando seu compromisso com a modernização e o aprimoramento do sistema elétrico, a Certel planeja importantes investimentos que impulsionam a capacidade de escoamento de energia, visando aumentar a confiabilidade e a eficiência no desempenho das subestações de Teutônia e Lajeado.
A partir do segundo semestre de 2023, a Cooperativa dará início à aquisição de equipamentos destinados à ampliação da subestação de Teutônia. Essa expansão trará um aumento significativo no local, por meio da incorporação de três alimentadores adicionais na subestação. Com essa atualização, a Certel poderá realizar o chaveamento entre redes de média tensão. Também entrará em operação um terceiro transformador, fortalecendo ainda mais a infraestrutura elétrica da região.
Segundo o coordenador de operação e manutenção do sistema elétrico da Certel, Simão Pedro Diehl, já existem planos para aprimorar a subestação de Lajeado a partir do primeiro semestre de 2024, com o investimento de novos equipamentos. “Vamos ter uma grande reforma na subestação de Lajeado. Alguns equipamentos serão renovados, entre eles, seccionadoras de 69kV e disjuntores”, ressalta.
Para Diehl, os investimentos estratégicos refletem o compromisso da Cooperativa em fornecer uma energia elétrica confiável, com uma infraestrutura pronta para atender às demandas crescentes de energia. “É muito importante estarmos atentos à expansão do sistema elétrico, com uma visão para o futuro e preparados com soluções bem planejadas”, finaliza.