Um espaço de convívio digno de ser comparado a cidades europeias. Assim se configura o TeutoPark, considerado um dos maiores projetos de recreação e um dos maiores centros gastronômicos do Vale do Taquari. O lançamento do projeto ocorreu na noite desta terça-feira, dia 18 de dezembro, e reuniu investidores, empreendedores do ramo gastronômico, autoridades e comunidade no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia.
O TeutoPark terá a parte gastronômica ao longo da Rua 4 Sul, enquanto as demais áreas se localizam entre as ruas 2 Sul e 4 Sul e a Avenida 1 Leste e ERS-128 (Via Láctea). No total, o parque terá 16 lotes destinados exclusivamente à gastronomia, que serão leiloados a partir do próximo ano. O recurso arrecadado será investido na infraestrutura do parque, que reunirá, num só lugar, o centro gastronômico, esporte, turismo e lazer.
A primeira etapa do projeto contempla área entre as avenidas 1 Leste e 1 Oeste e prevê, além dos oitos lotes destinados à gastronomia, o calçadão, a esplanada com letreiro, pistas de caminhada, ciclovia, pavimentação de via, sanitários e iluminação. O investimento inicial orçado é de R$ 1.502.268,36, recurso que se prevê arrecadar com o leilão dos lotes.
Já a segunda etapa do projeto, entre a Avenida 1 Oeste e a rodovia Via Láctea, prevê mais oito lotes destinados à gastronomia, quadras esportivas (de várias modalidades), calçadão, ampliação das pistas de caminhada e da ciclovia, lago artificial, pórtico, iluminação, playground. O valor do investimento previsto nesta etapa é de aproximadamente R$ 2 milhões, recurso que também será arrecadado com o leilão dos lotes.
O TeutoPark também atenderá à questões ambientais, interferindo o mínimo possível na área de mata hoje existente, além de valorizar e preservar o arroio Canudos, que corta a área destinada ao parque. Visando a harmonia ambiental, o projeto prevê que a ciclovia e a pista de caminhada percorram o interior da área de mata.
O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Vagner Gonçalves Wojcickoski, que é professor na Universidade do Vale do Taquari (Univates) e está prestando serviços ao Setor de Engenharia da Prefeitura. “Temos a missão de transformar os espaços. Muita desta missão vem do repertório que a gente cria ao longo da caminhada dentro da universidade e, também na vida profissional”, colocou.
Segundo o arquiteto, a inspiração para o TeutoPark veio de parques de grandes cidades, como Buenos Aires, Brasília e São Paulo. “Quando surgiu a ideia do TeutoPark, me vieram algumas memórias de projetos e referências que pudessem ser aplicadas neste parque. Uma das ideias de espaço de lazer e convívio foi o Parque Olhos D’Água, de Brasília. Quando me apresentaram a ideia do polo gastronômico, me surgiu em mente o Puerto Madero, em Buenos Aires, um parque revitalizado e que contempla vários restaurantes, um do lado do outro, além de calçadão. E pensando num espaço verde, de lazer e que atraia as pessoas, tenho como referência o Ibirapuera, em São Paulo, um parque magnífico e um dos principais pontos de convívio da capital paulista”, explicou.
Wojcickoski também ressaltou que o TeutoPark trará a Teutônia um nova perspectiva e que projetará o município na região e no Estado.” Por que não pensar algo que possa trazer ao Vale do Taquari a importância que os parques de referência têm em suas cidades? Será um parque que vai lembrar espaços tão importantes e grandiosos. Vamos trazer à comunidade um espaço renovado de cultura, esporte, lazer e que vai mudar a cara de Teutônia. O TeutoPark será o novo ponto turístico de Teutônia”, frisou.
Para o prefeito, Jonatan Brönstrup, Teutônia terá um grande diferencial com este parque. “É um projeto que vai transformar a imagem e a realidade do município de Teutônia. O TeutoPark vai transformar um espaço inabitado em um dos lugares mais povoados de Teutônia, assim que tivermos a alegria de inaugurar este local. Falar do TeutoPark é falar em harmonia, pois congrega gastronomia, lazer, esporte, família e meio ambiente. É um espaço aconchegante onde teremos a tranquilidade de trazer nossos filhos, nossas famílias”, salientou.
Brönstrup ainda lembrou que um parque é referência de desenvolvimento de uma cidade. “Primeiro, podemos pensar que se trata de algo muito grande, assim como há anos se considerou o Centro Administrativo muito grande. Hoje, o espaço está limitado. Este espaço será construído pensando no futuro, visando oferecer qualidade de vida para todos, incluindo as futuras gerações. Cidade desenvolvida tem parques. Cidade de primeiro mundo tem parque. Como somos considerados uma cidade de primeiro mundo, nada mais justo que termos um parque”, observou.
O subsecretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares de Jesus, lembrou que participou do nascimento da ideia do TeutoPark no início de 2017, junto com o então secretário de Planejamento, Ricardo Wagner. “O Ricardo sempre me dizia que precisávamos pensar grande para termos grandes projetos. Desde o início de 2017 vínhamos pensando numa área de lazer diferenciada. Pensamos o TeutoPark como um ambiente para atender o jovem, a criança, as famílias e todos aqueles que querem um espaço diferenciado”, frisou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Körner, colocou que o TeutoPark mostrará o potencial de Teutônia. “É um projeto inovador, que vai propiciar à população teutoniense e regional uma opção de lazer e esporte, com harmonia com meio ambiente. Precisamos mostrar a nossa riqueza gastronômica que o nosso município tem. O TeutoPark evidenciará tudo isso”, ressaltou.
A presidente da CIC Teutônia, Mariza Wolf, destacou que o TeutoPark contribuirá com o crescimento do município. “Nós somos uma entidade empresarial que trabalha pelo desenvolvimento do município e da região. Nos sentimos orgulhosos de participar do lançamento do empreendimento que irá alavancar o desenvolvimento do setor gastronômico e de turismo, trazendo emprego e renda para Teutônia”, enalteceu.
Empreendedores interessado em investir no TeutoPark, através do leilão dos lotes destinados à gastronomia, podem obter mais informações junto à Secretaria de Planejamento, sala 54 da Prefeitura, ou pelo telefone (51) 3762-7700 (ramal 186) ou, ainda, pelo e-mail planejamento@teutonia.rs.gov.br. Durante o ato de lançamento do projeto, ainda houve a apresentação da Orquestra Jovem de Teutônia.