Lajeado – “Para empreender com sucesso, o segredo é fazer as coisas bem feitas e com simplicidade.” A afirmação foi feita pelo presidente do Conselho de Administração da Tramontina, Clovis Tramontina, que palestrou na reunião-almoço (RA) desta quarta-feira (15.04) promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). A exposição, intitulada “Empreendedorismo na prática: a história e o segredo de uma empresa que empreende há 108 anos”, teve a presença de mais de 140 lideranças empresariais, comunitárias e políticas. O empresário também manifestou sua esperança no aquecimento da economia no segundo semestre deste ano.
Empreender
Segundo Tramontina, para se tornar um empreendedor você deve responder quatro perguntas e as respostas devem ser afirmativas, são elas: 1) Você tem capacidade para inovar? 2) Vai abrir um novo método ou solução de negócios? 3) É criativo? 4) Você é guiado pela paixão? “Muitas pessoas dizem que o objetivo do negócio é ganhar determinado valor e pronto. Não! O empreendedor tem que ter paixão por aquilo que faz, pois assim, com certeza, será sucesso”, afirma.
História
A história da Tramontina começou em 1911, quando Valentin Tramontina chegou à localidade que viria a se tornar Carlos Barbosa para montar o seu próprio negócio, uma cutelaria especializada em canivetes. Após o serviço militar obrigatório, retomou suas atividades, mudou-se para um galpão maior e casou-se com Elisa De Cecco. Em 1949, os Tramontina passaram a dividir o poder na companhia com Ruy Scomazzon. “Duas pessoas completamente diferentes; meu pai Ivo, coração e seu Rui, razão; meu pai, um homem da vida e o seu Rui um homem metódico. O respeito entre os dois era fantástico. Uma parceria que durou 70 anos” conta.
Formado em Direito e em Administração de Empresas, Clovis representa a terceira geração dos Tramontina na indústria de cutelaria. Ele assumiu o conselho da companhia em 1992, no lugar de seu pai. “Vocês imaginam o que é ser criativo, inovador e empreendedor de 1911 para cá; nós saímos de um único canivete para mais de 18 mil itens diferentes, mais de 8 mil funcionários e mais 30 empresas no Brasil e exterior”, explica.
Simplicidade
Para Tramontina, a simplicidade está no DNA da empresa. “Sempre visamos o melhor desempenho procurando soluções simples para problemas complexos. A objetividade é a lição de simplicidade da Tramontina.”
Para o palestrante a simplicidade se aplica das seguintes formas: no dia a dia da empresa, valorizando a prata da casa e exercendo uma gestão descentralizada. “Descentralizar não é aumentar burocracias, é ganhar agilidade e perenidade”. Além disso, nos produtos e serviços da empresa – “é assim que unimos 18 mil itens em um só objetivo: entregar qualidade que melhore a vida das pessoas.” E, por fim, na comunicação da marca. “Dialogamos com o consumidor final. Somos uma empresa democrática, de A a Z.”
Foi assim que surgiu o slogan da empresa “O prazer de fazer bonito”. Assim foi contada a história de como a Tramontina usa o poder da simplicidade para empreender todos os dias nos seus 108 anos.
Aquecimento da economia
A economia do Brasil no segundo semestre vai decolar. “Em experiência recente, que tivemos com as Lojas Americanas; fizemos o maior negócio dos últimos cinco anos. Entendemos que eles têm informações precisas sobre o reaquecimento da economia; não fariam algo se não previssem um cenário positivo pela frente.”
“A Tramontina tem esse objetivo, nós crescemos porque investimos e nós acreditamos nisso”, comentou. Após sua apresentação, Tramontina, acompanhada da presidente da Acil, Aline Eggers Bagatini, respondeu às perguntas dos participantes.
Realização
As RA de 2019 da Acil têm o apoio de Bebidas Fruki, BRDE, Dalva Pohren Serviços Contábeis, Excellence Garçons, Grupo RBS, Invictos Ar Condicionados e Refrigeração, Lyall Construtora e Incorporadora, Olicenter, Planus Arquitetura e Sicoob Meridional, Star Som, Luz e Imagem e Weiand Hotel.