Empresários trouxeram um levantamento inicial das perdas nos municípios atingidos pelas chuvas
O trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) em prol da população atingida pelas enchentes da última semana continuou nesta segunda-feira (11/9). O secretário da Sedec Ernani Polo coordenou junto com a secretária da Fazenda (Sefaz), Pricilla Maria Santana, uma reunião com representantes da região do Vale do Taquari. Lideranças das associações comerciais industriais de Roca Sales, Muçum, Lajeado, Encantado e Arroio do Meio, de empresas dos setores de produtos de limpeza e higiene, couro, proteína animal e câmaras de indústria, comércio e serviços. O objetivo foi a apresentação inicial de um levantamento de perdas em decorrência das fortes chuvas que afetaram o RS nos últimos dias. O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, também estava presente.
Segundo Polo, este é o momento de ouvir os empreendedores e entidades para a equipe técnica do Estado fazer uma análise para elaborar mecanismos de apoio às empresas de grande porte. “Nesta semana, equipes do Badesul, BRDE, Junta Comercial do RS, Sedec, Sefaz e secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura devem ir a campo nos locais atingidos, atendendo melhor a população. “Estamos em contato com o diretor financeiro do BNDES para disponibilizar linhas de crédito emergenciais e de capital de giro para que o empresário possa decidir a melhor forma de uso”, explicou.
A secretária Pricilla informou que, do ponto de vista de arrecadação fiscal, o Estado deve aplicar estorno do crédito relativo ao estoque, a isenção para aquisição de máquinas e equipamentos (ativo imobilizado), isenção de ICMS de doações ( como equipamentos e mercadorias) e prorrogação da tributação para os contribuintes do simples nacional. “Já estão nas mesas outras medidas que estão sendo estudadas nos próximos dias e, assim que estiverem maduras, serão anunciadas”, disse.
Os bancos vinculados à Sedec – Banco de Desenvolvimento (Badesul) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) –, Banrisul, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Junta Comercial do RS (JucisRS), Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), entre outras entidades, participaram da atividade.
Um grupo de trabalho será constituído para tratar do tema e será coordenado pela Sedec e Sefaz.