Nova composição assume em 1º de janeiro de 2023
O novo presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, assina o termo de posse, no dia 16 de dezembro. Ele foi eleito por aclamação no dia 30 de novembro, durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) em votação híbrida, onde mais de 150 entidades participaram. A posse festiva será dia 7 de março. Com mandato de dois anos, que inicia em janeiro, a diretoria, renovada em 40%, terá 30% de mulheres na sua composição.
A região conta com quatro (4) diretores regionais que foram indicados pelas associações comerciais locais do Vale do Taquari. São eles; Graciela Ethel Black , Acil Lajeado, Ana Paula Graciola, ACIE-E Encantado, Fernando Fensterseifer , Acisam Arroio do Meio e Pablo Souto Palma, Cacis Estrela.
O vice-presidente regional na Federasul, Renato Lauri Scheffler, representante da CIC Teutonia, permanecerá por mais dois anos. Ele enfatizou o trabalho da entidade na região que está sempre pronta para buscar soluções para as situações que beneficiem o Vale do Taquari. “ É muito gratificante fazer parte desta entidade estadual, da sua magnitude que é Federasul, muito pela sua capilaridade no estado, mas principalmente por fomentar o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul.”
Fernando Fensterseifer também foi reeleito por mais dois anos. Ele ressaltou que pretende dedicar sua atenção na questão das concessões das rodovias estaduais pedagiadas que cruzam o Vale do Taquari, no desenvolvimento e organização do setor de turismo, além de participar das reuniões da entidade. “ Ser diretor regional da Federasul é uma oportunidade de interagir com lideranças de todo o RS na busca por soluções para os pleitos do meio empresarial. “
“Como diretores, nosso papel é atuarmos alinhados com o vice-presidente (Vp) regional para o Vale do Taquari, Renato Lauri Scheffler. Assim como o Vp, nossa missão é sermos os receptores das demandas das entidades empresariais do VT e trazermos às mesmas as atividades e os grandes encaminhamentos conduzidos pela nossa Federação. De maneira geral, os diretores têm a incumbência de dar maior capilaridade regional ao trabalho intenso do Vp Renato, auxiliando-o a conduzir a gestão no biênio 2023-2024 da forma mais eficaz possível no sentido de satisfazer todos os atores mobilizados no movimento associativista liderado pela nossa Federasul”, explicou a diretora regional Graciela Ethel Black.
Já para Ana Paula Graciola ,a Federasul é o ambiente onde o empresário faz parte e a cada nova diretoria a Federasul ganha mais força. “ A Simone Leite fez uma liderança impecável, o Anderson Cardoso levou a Federasul mais próxima dos municípios no interior do estado (num período de pandemia). E, com a posse do futuro Presidente Rodrigo Sousa Costa, que a Federasul seja pioneira, referência e próxima dos empresários, impactando positivamente na sociedade como um todo.”
Para Pablo S. Palma, a Federasul tem avançado nas últimas gestões em relação a representação do interior dentro das diretorias, pois o presidente eleito é oriundo de uma entidade do interior. “Teremos mais um passo no atendimento das demandas regionais e de um olhar sobre a realidade das entidades do interior. É importante que a Federasul entenda também as demandas da região, e se posicione como entidade estadual e possa estar afinada com as nossas necessidades locais e regionais.”