Vale do Taquari – Você quer o pedágio estadual? A desafiadora pergunta passa a ser feita à população do Vale do Taquari (VT) a partir desta segunda feira (1º.08), por 10 dias, através das redes sociais. A pesquisa é deflagrada pelo Conselho de Desenvolvimento do VT (Codevat) e a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT), tendo como foco o novo plano de concessão de rodovias estaduais projetado pelo governo do Rio Grande do Sul.
Depois de a região pagar 23 anos de pedágio nas praças de Encantado e Cruzeiro do Sul, sem contrapartidas, o estado lançou, em 2021, um novo programa, com duração de 30 anos. Segundo as lideranças regionais, o mesmo não atende os anseios e as necessidades da comunidade, prejudicando o desenvolvimento econômico e social do Vale do Taquari.
Deficiências
Entre outras, as lideranças vêm apontando ao governo as seguintes principais deficiências do programa, no qual a região insere-se no Grupo 2:
- projeto de obras deficiente que precisa de rediscussão total, inclusive com a RS 332 incluída;
- sistema de cobrança com praças de pedágio somente em Encantado e Cruzeiro do Sul, injusto e ultrapassado;
- valores exorbitantes de pedágio, tarifa próxima a R$ 10,00, por automóvel;
- previsão de depósito de um valor elevado, em dinheiro, pela concessionária, para constituir um fundo garantidor desnecessário e que eleva, em muito, a tarifa do pedágio;
- edital com previsão de leilão agora em setembro, menos de um mês antes da eleição.
Expressar opinião
As entidades Codevat e CIC VT mostraram ao governo essas deficiências, mas não obtiveram sucesso. Por isto, defendem que o mais racional é o estado tirar de pauta o edital deste seu Programa de Concessões com as imperfeições apontadas e não debatido com a região. E propõem deixar para o próximo governo debater a construção de um novo plano de concessões de rodovias estaduais que atenda às necessidades da região nos próximos 30 anos, prazo da nova concessão.
Segundo Luciano Moresco, presidente do Codevat, “é importantíssimo a população acessar o link divulgado nas redes sociais, tomar conhecimento da questão e expressar sua opinião. Caso corrobore a posição das nossas entidades, esta expressão popular nos dará legitimidade para intensificar nossas gestões para que o estado desista deste seu programa descabido”, acentua.
Já Ivandro Rosa, presidente da CIC VT afirma que “o custo de produção e a competitividade das empresas do Vale do Taquari das próximas décadas, das próximas gerações, que está em discussão. Com a participação das pessoas, através da resposta à pesquisa, teremos um extrato da opinião da comunidade, que até este momento não foi consultada diretamente”, alerta.
Acesse à pesquisa pelo link abaixo:
https://forms.gle/ns8XCH6wHBMwKpGw5
Fonte: Grupo de empresários da região