Primeiro dia de encontro promoveu integração dos grupos
Lajeado – Com o intuito de fortalecer e aproximar a cadeia produtiva de alimentos e bebidas, empresários dos setores, representantes do poder público, sociedade civil organizada e instituições de ensino estão participando do workshop promovido pelo Sebrae e CIC VT. O evento ocorre nos dias 6, 7 e 20 de abril na ACIL. Serão três dias de encontro com foco no fortalecimento do grupo, onde vão ser trabalhadas questões como consenso, cooperação, integração da governança e o mapeamento de demandas.
De acordo com a gerente regional do Sebrae, Liane Klein, a entidade vai auxiliar o APL A&B do VT no fortalecimento da governança, que é essencial para o bom andamento das ações. Essa é a primeira ação do projeto que apoiará o APL que representa uma cadeia muito importante para a economia da região. A atividade será conduzida pela consultora do Sebrae, Nara Liane Silveira, que há dez anos desenvolve a metodologia com grupos coletivos de arranjos produtivos locais de todo país. “A coisa mais relevante é a preocupação com o coletivo, conseguir perceber que a gente tem mais força atuando junto, e é preciso abrir mão do interesse pessoal”.
Na abertura do workshop a coordenadora do Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas VT, Aline Eggers Bagatini, pediu o engajamento e a colaboração de todos, mesmo daqueles que não estão diretamente ligados no APL para que a região possa criar o vale dos alimentos. “ O mais importante é que consigamos dar andamento aos projetos, devem surgir grandes ideias durante essa oficina. ”
Já o presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa destacou a importância do arranjo na estruturação e organização desse segmento. “O vale dos alimentos é algo conceitual, mas precisamos estar atentos a novas tendências de mercado, pois temos uma indústria diversa de alimentos, cada um tem que dar a sua contribuição e a CIC VT tem que propiciar para elas os caminhos para a prospecção. ”
CIC
APL Alimentos e Bebidas Vale do Taquari- Pesquisa realizada pelo Sebrae destaca a cooperação entre empresas como um ponto forte, enquanto a falta de mão de obra surge como o principal desafio
No encontro mensal, empresários e voluntários conhecem a estrutura moderna