Telefone: 55 (51) 3011 6982

Worshop Conecta- Sebrae constrói com APL Alimentos e Bebidas VT alinhamento das necessidades e desafios para 2023

Patrocínio

Lajeado – O encontro com voluntários e empresas do Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari promovido pelo Sebrae serviu para aproximar ainda mais a cadeia produtiva das instituições de ensino e órgãos públicos. Logo na abertura, a coordenadora do APL AB VT, Aline Eggers Bagatini destacou a importância dessa incorporação.  “ Aqui temos empresas e muitos voluntários que juntos entendem a importância do movimento que vai beneficiar não somente as indústrias, mas toda a cadeia e o Vale do Taquari com qualidade de vida e oportunidades. ”

Em seguida, o coordenador de inovação do Sesi, Fernando Rosa apresentou a importância dos cuidados com a saúde mental no trabalho. Os transtornos mentais e comportamentais já são uma das principais causas de afastamento do trabalho. Somente em 2020 foram mais de 576 mil afastamentos decorrentes de transtornos mentais e comportamentais, uma alta de 26% em relação a 2019.

De acordo com Fernando, no primeiro ano da pandemia de Covid – 19 a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou 25%. De acordo com a Pesquisa Vigitel 2021, 11,3% dos brasileiros relataram ter recebido um diagnóstico médico de depressão.

O coordenador explicou que o Sesi dispõe do Centro de Inovação em Fatores Psicossociais desde 2017, e atua no desenvolvimento de soluções em saúde mental, para auxiliar as empresas na redução de despesas com afastamentos e acidentes, além de aumentar a produtividade.

Na oportunidade apresentou o edital gaúcho para inovação da indústria. A chamada de inovação e saúde mental no ambiente do trabalho é uma oportunidade para empresas de todos os tamanhos. As propostas podem ser apresentadas até o dia 28 de abril. Em julho começa a execução dos projetos selecionados. Por meio de uma pesquisa aplicada, o Sesi com apoio de parcerias com instituições de referência nacional e internacional cria ferramentas e soluções personalizadas para a gestão da saúde mental.

Depois teve a apresentação das ações desenvolvidas pelos grupos de qualificação, finanças e comunicação. O eixo de qualificação fez uma pesquisa com empresas do APL para apontar o perfil, tipo de gestão, porte, tempo de atuação nesse mercado, a necessidade de profissionais, qualificação dos colaboradores atuais, qual o perfil desejado e o incentivo que o profissional recebe para se qualificar. O próximo passo é analisar os dados e a entrevista com as instituições de ensino.

A equipe responsável pelo eixo de finanças estuda a possibilidade da criação de um grupo para facilitar a compra e venda de insumos, além de buscar uma linha de crédito junto aos bancos específica para o APL. O grupo de comunicação pretende uma aproximação maior com as ACIs/CDLs e CICs da região e uma campanha para aumentar o número de seguidores nas redes sociais APL. Todo o trabalho foi coordenado pelo Sebrae que auxilia o APL na governança.

Assessoria de imprensa APL AB VT

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.