“Quem sabe vender, encontra oportunidades. Quem não sabe, inventa as desculpas”. A afirmação foi feita nesta terça-feira, dia 29, pelo especialista em varejo e consultor Xavier Fritsch. Ele foi o palestrante da reunião-almoço Ideias que Alimentam, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado, coordenada pelo presidente, Daniel Dullius. A mensagem fez parte das orientações da palestra “Como ter uma loja supervendedora” e foi associada ao atual momento do Brasil, o qual, segundo ele, não está em crise e, sim, sofre uma grande mudança social, econômica e política.
Fritsch elencou aspectos negativos fruto desse cenário no varejo, como desemprego e endividamento, diminuição da confiança do consumidor e excesso de ofertas. Contudo, afirmou que existe o lado positivo, entre os quais o fato de que grande parte dos concorrentes está no mesmo estágio e que existem muitas possibilidades para explorar melhor os produtos e a loja. “São ideias que estão na gaveta e devem ser colocadas em prática. Porque terminou o estágio de cortar custos, isso também tem um limite. Agora a saída é pela frente, aumentando a receita”, frisou.
O segredo da loja supervendedora está em ter alto fluxo e alta conversão. Marketing, iscas, o ponto, mais criatividade e inovação são apontados como os principais fatores do grande número de clientes dentro do estabelecimento. “A entrada de um cliente na loja é um momento nobre, já que ele poderia ter entrado em 20 outros. Eu tenho que aproveitar esta oportunidade”, destacou. Para transformar isso vendas, Fritsch elenca prioridades como produto, equipe, processos, estrutura e facilidades para o cliente pagar. “O produto talvez seja o dever de casa que a maioria esteja fazendo. Mas equipe, por exemplo, falta muito. As empresas precisam saber contratar, formar e depois treinar constantemente. E se não der certo, demitir antes que esta pessoa se torne uma influência negativa no grupo”, comentou.