Telefone: 55 (51) 3011 6982

CORTE FITA ILOPOLIS
Divulgação

5ª ponte é inaugurada em Ilópolis

Patrocínio

Obra integra o projeto “Construindo Pontes através do Associativismo”

No último sábado, dia 17, foi inaugurada em Linha Pecca, a 10 quilômetros do centro de Ilópolis, a quinta ponte do projeto “Construindo Pontes através do Associativismo”. A obra beneficia várias comunidades locais e estende-se até o município vizinho de Anta Gorda.

O projeto de construção de 10 pontes teve início há menos de sete meses e conta com estruturas de 12 metros de extensão, com capacidade para suportar até 45 toneladas. A iniciativa é coordenada pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT), em parceria com o programa Reconstrói RS, a Federasul, empresas privadas e as prefeituras municipais. Em Ilópolis, teve apoio ainda da Associação Comercial e Industrial do município.

Jandir Chiesa, morador de Linha Pecca, vive a poucos metros da antiga ponte destruída pela enchente. Ele conta que ficou isolado com a família por um dia e teve dificuldades para escoar a produção de erva-mate durante 30 dias. “Tinha dias em que conseguíamos atravessar pelo rio, quando a água estava baixa, mas quando chovia muito, éramos obrigados a percorrer um longo desvio. Agora, estamos muito felizes com a entrega da nova ponte.”

Angelo Fontana, presidente da CIC VT, explicou a origem do projeto e destacou a importância de atuar em comunidades menos assistidas. “Esse projeto começou em Porto Alegre, e logo pensamos em atuar nas estradas vicinais, já que, na época, os governos estadual e federal estavam focados em construir casas. Nossa ideia foi apoiar comunidades que são pouco ouvidas. Fizemos um levantamento em maio e identificamos as áreas mais necessitadas.”

Ivandro Carlos Rosa, vice-presidente regional da Federasul, relembrou o espírito comunitário dos imigrantes italianos e alemães ao chegarem no Rio Grande do Sul. “Quando os imigrantes chegaram, construíram escolas e igrejas de forma comunitária. Esse espírito acabou se perdendo com o tempo, mas estamos resgatando essa tradição através das entidades empresariais locais. Obras como esta demorariam muito para ficar prontas se dependessem unicamente do apoio governamental.”

O prefeito de Ilópolis, Fernando Dapont,  afirmou que ainda restam três pontes para serem reconstruídas no município. “Não é tão simples, é um processo burocrático. Pela associação comercial, tudo se torna bem mais fácil.”

Após a cerimônia de inauguração, o evento contou com a apresentação da Associação Amigos de Nova Roma do Sul.

Próximas inaugurações:

Ainda faltam cinco pontes para serem entregues nos municípios de Pouso Novo, Coqueiro Baixo, Arroio do Meio, Relvado e Anta Gorda, todas parte do mesmo projeto de reconstrução.

Assessoria de imprensa CIC VT