Dinheiro será encaminhado para entidades empresariais locais que irão destinar o donativo para quem precisa
A campanha foi lançada no dia 5 de setembro, desde o início a comunidade demonstrou muita empatia e solidariedade com as famílias atingidas pelo ciclone extratropical. Uma das maiores tragédias climáticas do RS deixou mais de 50 mortos. Mais de 57 mil pessoas sofreram o impacto das tempestades. Em pouco mais de dois (2) meses de mobilização, a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari conseguiu arrecadar R$189.94,96 por meio de doações via PIX e depósito bancário.
Uma parte dessa quantia foi destinada de forma emergencial para famílias que residem em Roca Sales e Muçum, através da compra conjunta de móveis organizada pela Cooperativa Dália. Para essa campanha específica, a CIC VT destinou R$11.900,00. O presidente da Dália, Gilberto Piccinini, afirmou que esse valor foi uma das primeiras ações de solidariedade que a cooperativa recebeu. Ele manifestou gratidão pelo gesto, pois o recurso serviu muito para dar dignidade aos que perderam tudo.
“ Nós percebemos que as pessoas e empresas que não foram atingidas não pensaram duas vezes em usar da solidariedade e da ajuda mútua. Isso demonstra que na nossa região o cooperativismo e o associativismo estão muito presentes. ” Picinini ainda destacou o comprometimento da CIC VT e associadas nesse momento delicado. “ A CIC VT demonstra mais uma vez a importância dela, não só nessas horas, mas também na representação, na força excepcional que ela tem sempre buscando apoiar, ajudar e fazer com que as empresas e a comunidade regional consigam ter dias melhores, enfrentar melhor os desafios que se apresentam, que são vários.”
Além das doações em dinheiro, a Câmara regional buscou apoio na Federasul. A entidade estadual mobilizou associações e empresas de todo o Rio Grande do Sul que doaram materiais de construção, equipamentos e móveis para as famílias atingidas.
Para a distribuição do dinheiro arrecadado na campanha SOS Vale do Taquari, a CIC VT consultou as entidades associadas que estão localizadas nos municípios afetados. Das oito (8), cinco concordaram com os termos de doação. A entidade local se compromete a comprar material de construção, móveis ou equipamentos para as famílias e pequenas empresas atingidas. A meta é atingir o maior número de pessoas físicas e jurídicas. Cada entidade terá que prestar contas para CIC VT. Além disso, as pessoas físicas e jurídicas devem ter algum cadastro que comprove que foram atingidas e a destinação deve ser feita diretamente para o beneficiado.
O presidente da entidade, Ivandro Carlos Rosa A CIC Vale do Taquari, explicou que a entidade utilizou a sua capilaridade para motivar os associados nos municípios mais impactados pela pelo ciclone. “ Nós criamos a campanha S.O.S com o objetivo de fazer uma aproximação entre as pessoas que pretendiam doar com aquelas que estavam precisando lá na ponta. Depois disso, estamos adotando estratégias junto com as associações comerciais e com as entidades locais, para que essa ajuda chegue diretamente a quem realmente precisa. O nosso propósito foi usar do associativismo, da capilaridade que a gente possui na região, junto com o comércio e o serviço e a indústria, para chegar e fazer chegar o mais rápido possível as doações a quem precisa.”
A CIC VT agradece a todos que de alguma forma se uniram à campanha. De maneira transparente, nós nos comprometemos a informar nas nossas redes sociais a quantia arrecadada, onde e como vamos utilizar todo o recurso.