Arroio do Meio – O encontro que teve como tema “ Construindo a ponte para 2023” trouxe para a Associação Comercial e Industrial local representantes de oito (8) das 20 associações ligadas à entidade regional. Diretores da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari também participaram da reunião regional.
O propósito da CIC VT é fortalecer o desenvolvimento econômico integrado do Vale do Taquari por meio do associativismo sustentável. “Uma forma de se articular e fazer a entrega do que o associado espera é construindo uma rede de colaboração do associativismo para tentar superar os desafios em comum”, afirmou o presidente da CIC VT, Ivandro Carlos Rosa. “Nesse sentido, a boa notícia é que a CDL Taquari/Tabaí, é a mais nova filiada da Federasul, assim como aconteceu com a CIC Anta Gorda.”Hoje são oito (8) entidades da região filiadas, com perspectivas de novas adesões.
Na pauta, ações que foram desenvolvidas esse ano, com destaque para a homologação por parte do Governo do Estado do Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas VT, a realização do curso de rotulagem nutricional de alimentos que contou com inscritos de todo Estado representando mais de 30 empresas, instituições de ensino e órgãos públicos, além da mobilização pela promoção da Comarca de Lajeado para instância final.
Ações e metas para 2022- 2023
A diretoria de Comércio e Serviços da CIC VT vai promover no dia 20 de outubro um encontro virtual com os presidentes das associações comerciais locais para apresentar o resultado da pesquisa sobre o perfil das empresas da região no comércio eletrônico. O estudo contou com a adesão de mais de 200 empresas, 61% do comércio e 39% serviços. A pasta pretende apresentar um projeto de capacitação e um canal aberto para as empresas que têm interesse em vendas pela internet.
O consultor da CIC VT, Eduardo Böckel, alertou que é importante que a entidade local possa ajudar o comerciário, a empresa prestadora de serviços a se inserir no mercado digital pensando na sustentabilidade dos negócios. Por isso, reforçou a importância da participação no encontro virtual. “O convite para o encontro dia 20 não se restringe aos presidentes, mas deve ser estendido para os executivos e diretores de comércio e serviços, essa pesquisa vai dar informações para que esse diretor tenha subsídios para definir ações para fomentar a pasta.”
Nas metas para 2023 estão a estruturação e aplicação de treinamento sobre associativismo e materiais de divulgação (post, vídeos, cartilhas) que fortaleçam o movimento, criação de um regimento interno e do manual de boas práticas e serviços. Ao todo são 27 projetos elencados pelas 7 diretorias.
O engajamento das diretorias é fundamental para o bom desempenho dos projetos. “O encontro de hoje demonstra que estamos num crescente e que o planejamento estratégico da CIC VT tem estruturado essa nossa forma de atuação. A cada reunião nós agregamos associações que não estavam participando ativamente”, finalizou o presidente.