“Uma visita para demonstrar a solidez da empresa e para mergulhar na história do cooperativismo”. Assim o presidente da Sicredi Integração RS/Mg, Adilson Metz, descreveu o propósito da comitiva de Minas Gerais que nesta semana participa de uma série de atividades na região do Vale do Taquari e também na serra gaúcha. Composto por colaboradores e lideranças do município de Congonhas, onde recentemente foi inaugurada uma agência da cooperativa, o grupo de 16 pessoas esteve nesta terça-feira (01) no centro administrativo, em Lajeado, onde acompanhou uma explanação sobre a atuação e desempenho da Sicredi e conheceu as dependências da agência São Cristóvão e da superintendência regional.
De acordo com Metz, a dinâmica faz parte do projeto de expansão para Minas Gerais, onde atualmente a regional conta com seis agências, e envolve a apresentação da estrutura da cooperativa e ainda uma visita à Nova Petrópolis, berço do cooperativismo brasileiro. “Nosso nome é Integração RS/MG e integração se faz com as pessoas visitando e trocando ideias. Sempre que abrimos uma agência, trazemos uma comitiva de lideranças daquele município para que conheçam nosso trabalho aqui e nos ajudem a desenvolver e construir um legado de cooperação lá”, explicou.
Entre os visitantes está Edson Adriano Santos, presidente da Associação Comercial de Congonhas. Segundo ele, esse formato de trabalho cooperativo, diferente dos bancos tradicionais, ainda é novo para os moradores da região mineira, e por isso tem sido interessante conhecê-lo na prática. Da mesma forma, para o vice-prefeito Paulo Roberto Policarpo a impressão foi muito positiva e provou o potencial da instituição para agregar ao desenvolvimento de Congonhas. “Com a explanação feita aqui, a gente percebe a seriedade e o comprometimento da equipe. Vemos que a Sicredi vai ter muito a expandir em Minas Gerais, a exemplo do que aconteceu aqui no sul”, projetou.