O grupo composto por engenheiros agrônomos, comerciantes e empresários do setor se reuniu, na quarta-feira, dia 2, na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). A ideia é criar uma Associação Nacional das Indústrias de Fertilizantes Orgânicos (Anfa). Neste primeiro encontro estiveram presentes representantes das empresas: Sul Solo, Ilsa Brasil, Adubare, Vida Desenvolvimento Ecológico Ltda, NPN Fertilizantes, Folhito Ind. Com. Adubos Orgânicos e Ecocitrus.
O empresário Ito Lanius, dono da Folhito Adubos Orgânicos, defendeu a iniciativa como forma de normatizar os processos produtivos. “Com uma associação vai ser possível melhorar a produtividade, buscar linhas de crédito para o setor e vamos poder nos manifestar com mais força sobre projetos de lei, legislação e atos de qualquer natureza, na defesa dos interesses da classe empresarial.”
O grupo é responsável pela produção anual de 293 mil toneladas de fertilizantes orgânicos. A próxima reunião deve ser para a realização da Assembleia Geral Ordinária para a criação da Anfa. No encontro de fundação deverão ser convidados todos os empreendedores que realizam processos de compostagem, como atividade empresarial, com fins comerciais.