A confirmação de que o governo Estado pretende adotar o sistema automático de cobrança de pedágio, para os blocos 1 e 2 de rodovias gaúchas, feita pelo secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, durante reunião-almoço, na quarta-feira (09), promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado em parceria com a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari representa um grande avanço para a região.
Desde 2012 a entidade regional trabalha com projetos de duplicação de rodovias estaduais em conjunto com administrações municipais, Câmara de Vereadores e outras instituições da região e até do Estado, como a Federasul. A implantação do free-flow (livre passagem) é uma reivindicação da CIC VT, entidades regionais e do setor produtivo há mais de dois anos, pois torna o processo muito mais justo e distribui a cobrança por pórticos ao longo de todo o trajeto percorrido.
O presidente da entidade, Ivandro Carlos Rosa, considerou o anúncio como uma conquista que vai beneficiar toda a região. Ele lembrou do extenso trabalho para sensibilizar as autoridades estaduais, desde a criação de grupos para tratar do assunto, ofícios encaminhados ao governo do Estado, bem como uma consulta pública em 2022. “A nossa expectativa agora é que a gente consiga, juntamente com as administrações municipais, priorizar as obras que são fundamentais para que o Vale Taquari tenha sua logística aprimorada, e que nós tenhamos ganho de eficiência de produção e que não penalize com custos as empresas, em função das tarifas do pedágio.”