Telefone: 55 (51) 3011 6982

SEMRESSES

Curso Rotulagem nutricional de alimentos – O que muda a partir de outubro com as novas legislações?

Patrocínio

Falta menos de um mês para o curso de rotulagem nutricional de alimentos, o evento, que ocorre no dia 25 de agosto, está com as inscrições abertas. Em 8 de outubro deste ano entrarão em vigor duas novas legislações que alteram a maneira de declarar as informações nutricionais dos alimentos. Estas legislações terão grande impacto nas indústrias de alimentos, bebidas e suplementos alimentares, pois todos os rótulos precisarão ser adequados às novas regras.

A engenheira de alimentos, Maria Julia Ledur Alles, palestrante do curso reforça que uma das maiores mudanças é a necessidade de uso do alerta nutricional frontal, uma lupa presente na frente dos rótulos que alertará os consumidores quando os alimentos forem altos em açúcar adicionado, gordura saturada ou sódio. Todos os produtos deverão ter a sua composição avaliada para entender se será necessário utilizar este alerta – ou ter a sua composição alterada de modo a diminuir açúcar, gordura saturada e sódio, evitando o uso da lupa.

Mas esta é apenas uma das mudanças trazidas pelas novas legislações. “ O formato da tabela nutricional foi alterado, o que impactará todos os rótulos: ela agora deverá ter caracteres pretos sobre fundo branco, e o tamanho das letras aumentou, para facilitar a leitura pelos consumidores. Também será obrigatório informar a quantidade de açúcar total do produto e de açúcar adicionado – ou seja, aquele acrescentado pelos ingredientes adicionados ao produto. ”

Ela explica ainda que a tabela nutricional agora terá duas colunas: a quantidade de todos os nutrientes deverá ser informada na porção do alimento e em 100g, facilitando para o consumidor a comparação da quantidade de gorduras, fibras ou proteínas, por exemplo, em diferentes produtos. Algumas vitaminas e minerais tiveram alteração no valor da ingestão diária recomendada, o que impacta principalmente suplementos alimentares e alimentos fortificados com nutrientes.

E todas as regras de rotulagem nutricional deverão ser seguidas por ingredientes e alimentos voltados exclusivamente aos serviços de alimentação ou ao processamento industrial. Esses produtos não precisam de rótulo, porém as informações devem ser fornecidas nos documentos que os acompanham. É importante prestar atenção nesta categoria, que é a primeira a ser atingida pelas alterações – todas as novas regras já devem estar implementadas no início do prazo, dia 08 de outubro de 2022.

“ Além disso, todos os produtos lançados a partir de 08 de outubro devem apresentar a nova tabela nutricional. Produtos que já estão no mercado terão 12 meses para adequação, até outubro de 2023. O prazo é de 24 meses para alimentos produzidos por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural, por microempreendedor individual, por agroindústria de pequeno porte ou agroindústria artesanal. Por último, bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis devem ter os rótulos adequados em até 36 meses.

Palestrante

Maria Julia Ledur Alves é engenheira de alimentos (UFRGS, 2006), especialista em alimentos de origem animal e mestre em ciência e tecnologia de alimentos (UFRGS, 2012). Possui 15 anos de experiência em pesquisa & desenvolvimento, legislação e rotulagem de alimentos, bebidas e suplementos alimentares. 

Atuou como Coordenadora do Escritório de Projetos de Inovação e do Instituto de Tecnologia em Alimentos e Bebidas do SENAI-RS. Também foi coordenadora nacional do Programa Alimentos Seguros – PAS setor indústria.

Em 2019 fundou a Seja | Inovação em Alimentos, consultoria que desenvolve, regulariza e rotula produtos. Ajuda empresas a abrirem negócios, desenvolverem e regularizarem produtos e elaborarem rótulos seguindo todas as regras da legislação. 

O evento conta com apoio do Sindicato das indústrias da alimentação e bebidas do RS, Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas VT e Grupo Técnico de Alimentos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado, além do patrocínio de Rota indústria Gráfica, BrasRede e Sanuvitas Laboratórios. O curso terá duração de oito horas e será realizado no salão de eventos da ACIL Lajeado. Inscrições pelo e-mail cic@cicvaledotaquari.com.br ou pelo telefone (51) 9 96534546.  O valor do investimento é de R$120,00. 

Maria Julia Alles e Assessoria de Imprensa CIC VT

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.