Telefone: 55 (51) 3011 6982

409586_1021146_img_0203 (1)

Em RA na Acil, palestrantes defendem que a região precisa desenvolver a cultura da capacitação profissional

Patrocínio

Mais de 140 pessoas acompanharam o evento que foi realizado nesta terça-feira (12). Palestrantes trouxeram dados e provocações sobre como evitar o apagão de mão de obra qualificada no futuro.

Lajeado – Os desafios e projetos para fortalecer a mão de obra na região foram abordados em reunião-almoço promovida de forma conjunta pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Grupo a Hora e prefeitura de Lajeado nesta terça-feira (12). Durante o evento, foram apresentados aos mais de 140 participantes os resultados obtidos com a pesquisa “Rumo – o futuro da mão de obra na região”, realizada com estudantes de ensino médio e empresários do Vale do Taquari.

O diretor executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, apresentou os dados do estudo que foi realizado com 600 estudantes e mais de 200 empresários de seis municípios do Vale do Taquari. Segundo a pesquisa, grande parte dos estudantes entrevistados consideram-se aptos ao mercado de trabalho. Porém, em relação aos empregadores, o maior percentual mostra que as competências dos candidatos não estão de acordo com as demandas da empresa. “Neste momento, as respostas chocam-se e acontece o contraste entre a visão do empreendedor e a visão do estudante”, destacou.

A tabulação dos resultados da Rumo também revelou as carências profissionais na região e os aspectos levados em consideração pelos candidatos na hora de optar por uma qualificação de ensino. De acordo com Weiss, é necessário que a região desperte para a cultura da capacitação, a fim de evitar o apagão de mão de obra qualificada no Vale do Taquari. “Precisamos aproximar empresas e centros de formação para capacitar os profissionais, criando um grande hub de capacitação para nos nossos negócios”, enfatizou o empresário.

Ações

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, falou sobre as ações do governo municipal que incentivam a educação e a busca pela qualificação dos estudantes de ensino fundamental. “O município participa da educação dos estudantes até a nona série. Depois disso, o ensino passa a ser responsabilidade do Estado ou da rede particular. Nas escolas da rede pública municipal, temos vários projetos em andamento para preparar esses estudantes para o mercado de trabalho”, pontuou.

Dentre os programas realizados pela prefeitura, Caumo explorou projetos de estímulo cognitivo, socioemocional e que visam o fortalecimento de vínculos para crianças de três a seis anos por meio de livros; o programa de reforço escolar destinado a atender alunos dos anos iniciais do ensino fundamental que tiveram a aprendizagem prejudicada em razão da pandemia; e outros movimentos que exploram a área da inovação.

Futuro

O vice-presidente de Inovação e Tecnologia da Acil, Rafael Zanatta falou sobre a importância das próximas etapas da Rumo, para que a região não sofra lacunas na mão de obra no futuro. “Precisamos formar parcerias e buscar opções para qualificar e preparar nossos jovens para o futuro profissional”, completou. Ainda segundo Zanatta, é preciso não só se preocupar com a formação de novos profissionais ligados à determinadas funções profissionais. “A construção civil está crescendo na nossa região, temos que buscar soluções e outras opções que possam permitir que essa área siga em evolução”, completou.

Zanatta anunciou um dos projetos que está sendo planejado pela Acil e que tem por objetivo potencializar ainda mais a capacitação empreendedora dos jovens de Lajeado. “Através do projeto da Junior Achivement, a Acil pretende impactar quase três mil alunos das escolas estaduais sobre empreendedorismo, finanças pessoais e mercado de trabalho”, informou. Para isso, serão recrutados 150 voluntários que serão os responsáveis por ministrarem os treinamentos aos estudantes da rede estadual de Lajeado.

Capacitação

Em sua saudação inicial, a presidente da Acil, Graciela Ethel Black, falou que em 100 anos de atuação, entre muitos valores que conduziram a entidade, a capacitação esteve sempre presente. “Os empresários que lideraram a Acil perceberam a importância de investir na formação de profissionais para ocuparem os postos de trabalho nos mais diversos setores das empresas”, frisou.

Graciela falou ainda que a área de Desenvolvimento Executivo da Acil está sempre alinhada com as demais vice-presidências da entidade, buscando soluções para auxiliar as empresas em suas necessidades. “A capacitação é um tema caro, permanente e presente nas nossas reuniões e debates na Acil”, concluiu.

Apoio

As RA de 2022 da Acil têm o apoio de Bebidas Fruki, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), CBM Materiais Elétricos, Cooperativa Certel, Docile Alimentos, Excellence Garçons, Grupo A Hora, Imojel Construtora e Incorporadora, Cooperativa Languiru, Olicenter, Sicredi Integração RS/MG e Tecnosom.

Comunicação Acil Lajeado

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.