Esta já a 2ª reunião promovida pela entidade regional, a primeira foi há um mês, na Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Teutônia. O Secretário Executivo do Observatório Social de Lajeado, Adriano Strassburger apresentou as principais ações do OS e explicou detalhes do que precisa ser feito para ampliar a atuação local. “Para implantação precisamos de mais um estagiário, temos uma. Além disso, teremos de alterar o estatuto do OS Lajeado para torna-lo regional.”
Ele frisou que outro passo importante é a criação de núcleos diretivos em cada cidade interessada em participar do OS Regional. “São representantes de entidades da comunidade, pode ser um funcionário ou estagiário que fará a busca das informações do município, como por exemplo, licitações e encaminhará as informações para o OS Regional fazer as devidas análises e encaminhamentos.
Adriano salientou que pelo menos uma pessoa de cada núcleo deve participar das reuniões do OS Regional em Lajeado para estar acompanhando as ações e disseminar as informações para cidade de origem.”
O OS Lajeado foi criado em 2011, o foco está no monitoramento das licitações, mas a atividade do OS é muito ampla. A Vice-presidente de Relações com os Profissionais do Conselho Regional de Contabilidade do RS, Elaine Strehl afirmou que vai ser preciso envolver mais pessoas para fazer parte do comitê local. “ A próxima reunião local está marcada para o mês de fevereiro, com a formalização da entidade, queremos buscar apoio de toda sociedade civil.”
Para o presidente da CIC Vale do Taquari Pedro Bath, é preciso monitorar o trabalho público. “Nós temos que nos unir, nos organizar, pois dificulta muito ter ações individuais. A nossa próxima etapa é incentivar a criação de um comitê local em Arroio do Meio. Teutônia também está se organizando. É de interesse da entidade regional fomentar e apoiar a criação do Observatório Regional, inicialmente com as entidades que sinalizarem interesse e após motivar os demais municípios do Vale.”