Os preparativos para a 19ª Feira Comercial, Industrial e de Serviços do Vale do Taquari (Expovale) chegam na reta final e dão mostras da grandiosidade do evento e da diversidade de atrações que o público poderá conferir. Centenas de profissionais trabalham nos bastidores e transformam a paisagem do Parque do Imigrante e seus arredores, em Lajeado. O objetivo é que tudo esteja impecável até a abertura da feira, que ocorre na sexta-feira, dia 7, às 18h, na arena de shows. A Expovale segue até o dia 16, com a participação de cerca de 400 expositores. A expectativa da organização é gerar cerca de R$ 50 milhões em negócios e receber 180 mil visitantes.
Os pavilhões 1 e 4, que vão concentrar expositores de comércio e serviços e de agroindústrias e artesanato rural, respectivamente, estão com a montagem básica pronta. O Parque de Diversões e o auditório também estão praticamente finalizados. A maior concentração de trabalho, atualmente, é nos pavilhões 2, da indústria, no 3, que sediará o tradicional Salão do Automóvel, além dos saguões e área externa do Parque do Imigrante.
A arena de shows, novidade desta edição da Expovale, já está erguida e a equipe se dedica à montagem do palco e espaços de acomodação do público. A estrutura tem 2.100 metros quadrados e poderá receber até sete mil pessoas.
A Prefeitura de Lajeado investiu cerca de R$ 2, 8 milhões na área interna e arredores do Parque do Imigrante. Entre as melhorias realizadas estão a troca dos telhados dos pavilhões 2 e 3, além das reformas da cobertura do pavilhão 1, setor administrativo e sanitários. Outro investimento significativo é o capeamento asfáltico, já finalizado, da Avenida Alberto Muller e da Avenida Parque do Imigrante. Tem ainda os serviços de limpeza e pintura. “São investimentos que se faziam necessários. As melhorias são para o público da feira e também para o dia a dia da população”, enfatiza o secretário de Obras de Lajeado, Adi Cerutti.
A Expovale 2014 é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado. O patrocínio é de Bebidas Fruki e o apoio de Eurobier, Saffran Bebidas, Corsan, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Banco do Brasil, Randon, Grupo Bremil, Docile Alimentos, Benoit e Caixa Econômica Federal.