A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) de Estrela conta, desde março de 2021, com um grupo focado no empreendedorismo feminino, a Cacis Mulher. E para apresentar o grupo, bem como promover um momento de capacitação e troca de experiências, ocorreu na noite desta terça-feira, dia 15 de junho, o Happy Hour entre Empreendedoras, com as mentoras financeiras Rita Marasca e Carine Peccin.
O encontro reuniu empreendedoras estrelenses junto ao centro comunitário localizado no segundo piso da sede da Cacis. Na ocasião, a coordenação apresentou o regimento interno da Cacis Mulher, contendo os objetivos do grupo, sua composição e funcionamento, atribuições, entre outras informações.
A coordenadora da Cacis Mulher, Aline Magalhães Krabbe, enalteceu que a criação vai ao encontro da proposta da Federasul, movimento que tem ocorrido também em outras entidades empresariais representativas no Estado. “A nossa proposta é integrar as empreendedoras de Estrela em um grupo leve, prazeroso, de troca de ideias, oportunizando o aperfeiçoamento técnico e gerencial das participantes”, enalteceu.
Em seguida, as mentoras financeiras Rita Marasca e Carine Peccin, da empresa Arquitetando Resultados, apresentaram “Uma maneira descomplicada de falarmos sobre finanças”. Em síntese, as palestrantes relacionaram a gestão financeira à gestão emocional, bem como motivaram as participantes a se posicionarem, de fato, como empreendedoras, donas de seu próprio negócio.
Carine Peccin observou que ter o próprio negócio é o que oferece maior rentabilidade. “Mas, se você não buscar conhecimento sobre onde você quer chegar, qualquer lugar serve. Ter o próprio negócio é ter regras financeiras claras. Se não, o cliente sempre vai pedir para falar com a dona, pois sabe que pode ter desconto maior. Se a dona não segue as regras, o negócio não vai render”, apontou.
A palestrante colocou que as mulheres precisam se posicionar como empresárias. “Vocês precisam ser conhecidas como empresárias, ou seja, não ter medo de assumir esta posição. Ter atitude e ação vai incrementar o teu negócio. Os outros vão falar, mas isso não pode ser barreira para crescer”, frisou.
Carine ainda lembrou que a empresa deve atender a finalidade para a qual foi criada, ou seja, gerar renda. “Melhor que é vender, é receber. É comum fazermos dinheiro só para pagar as contas. O correto é fazer dinheiro e deixar ele em caixa. Foquem nas contas a receber para que sua empresa cresça. Aliás. Cobrar logo após o vencimento mostra organização da empresa”, colocou.
Após a fala de Carine, Rita Marasca enalteceu que dinheiro é energia e que a forma como o dinheiro entra e sai está relacionado à gestão emocional. “Se acredito que dinheiro não traz felicidade, então preciso me desfazer do dinheiro que busco para ser feliz. Sem liberdade emocional ninguém vai construir liberdade financeira.
Ela, então, citou cinco padrões emocionais que impactam na forma de gerir o dinheiro: sabotadores emocionais, valores, medos, crenças e padrão familiar. “Todas as áreas que envolvem minha vida vão influenciar como eu ganho ou gasto o dinheiro. Por isso, precisamos desconstruir o que nos freia e reconstruir nossos objetivos”, expôs.
Finalizando sua fala, Rita lembrou que a gratidão é de suma importância para o sucesso financeiro. “Quando escrevo diariamente agradecendo por coisas que quero alcançar, como atrair novos clientes, isso vai se materializar. Nossa vida financeira se transforma praticando a gratidão”, sublinhou.
Ao fim do evento, a presidente da Cacis, Andreia Zwirtes Kich, destacou que o Happy Hour entre Empreendedoras atingiu o seu objetivo. “O que levamos para casa hoje é algo inesquecível. Foi uma noite espetacular de conhecimento e de transformação pessoal e profissional”, afirmou.
A Cacis Mulher
A Cacis Mulher foi criada em março de 2021 e tem como finalidade o desenvolvimento e o aprimoramento das participantes, no que concerne ao aperfeiçoamento técnico e gerencial, atuando sob os preceitos da ética e da deontologia na atividade empresarial. Dentre os objetivos do grupo estão:
– proporcionar o acesso a atividades que envolvam serviços de consultoria e capacitação técnica relacionada às áreas de atividade empresarial, fomentando o comércio local;
– promover a realização ou a participação em feiras, missões empresariais, palestras e eventos vinculados à finalidade do grupo, visando fomentar relações negociais entres as participantes e a comunidade em geral;
– fortalecer as relações institucionais e junto ao poder Público;
– buscar ganho de qualidade na atividade empresarial;
– promover marketing e divulgação conjunta;
Promover o fortalecimento da mulher empreendedora, através da troca de experiências e network;
– promover o associativismo.
O grupo será composto por até 30 participantes identificadas com a área empresarial ou empreendedoras de áreas afins com a filosofia da Cacis, além de atender os seguintes requisitos: ser associada da Cacis; ser sócia ou gestora de empresa ou empreendimento associado à Cacis; e estar em dia com as obrigações estatutárias da Cacis. Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas junto à recepção da Cacis ou pelo telefone (51) 3712-1088.