No dia 17 de outubro, a Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia, voltou a receber aula do Programa de Sucessão Familiar Languiru. Ocorreram encontros simultâneos entre o grupo de jovens e o grupo de pais. Por meio de atividades teóricas e práticas, os encontros serviram para alinhar conhecimentos sobre a gestão de projetos e conselhos sobre a condução da sucessão familiar na propriedade rural.
Produto, equipe e clientes
A importância de descrever os processos, estabelecer planos de melhoria, analisar recursos e custos de um projeto foram alguns dos ensinamentos repassados pelo professor Alexandre Pereira na aula sobre o tema “Gestão de projetos”. O docente salientou que uma mudança, em qualquer que seja o cenário, somente é possível com um plano. “Um projeto é formado por equipe, produto e clientes”, sintetizou.
Pereira explicou como fazer um planejamento com início, meio e fim. Observou que um projeto não é instantâneo, ou seja, ele tem seu tempo de concepção. Comentou que um projeto pode depender de fatores como economia, clima, tecnologia e legislação. “Quando eu gerencio um projeto tenho que perceber fluidez”, ressaltou.
Conhecimento amplia a possibilidade de certeza
O momento de sensibilização dos pais foi coordenado pelo professor Martin Schultz. A aula foi marcada por uma conversa esclarecedora, quando os pais relataram anseios e necessidades pertinentes ao encaminhamento da sucessão familiar na propriedade rural. “As informações precisam ser compartilhadas entre a família, visto que o conhecimento amplia a possibilidade de certeza e segurança”, sugeriu.
Schultz destacou que planejar a sucessão familiar é essencial para dar continuidade aos negócios da propriedade rural. Por outro lado, observou que é difícil uma empresa crescer no ritmo da família que a controla. “Se o processo de sucessão for deixado para a última hora, as chances de obter êxito são mínimas”, alertou.
O Programa de Sucessão Familiar Languiru é promovido pela Cooperativa Languiru, em parceria com a Unisinos.