Telefone: 55 (51) 3011 6982

DJI_0025 JORNAL (1)

Pronto pra crescer – Frigorífico de Suínos da Languiru completa primeira década em Poço das Antas

Patrocínio

Uma planta industrial que trouxe novas perspectivas, gerou desenvolvimento e segue crescendo. Essa é uma síntese da história do Frigorífico de Suínos da Cooperativa Languiru no município de Poço das Antas. Na última quarta-feira, dia 13 de abril, a unidade completou 10 anos de instalação.

Para marcar a data, representantes do Executivo e Legislativo Municipal visitaram o local. Tudo ocorreu de forma restrita, atendendo normas de prevenção ao Covid. Os visitantes foram recebidos na sala de reuniões do prédio administrativo, onde foi servido café da manhã, culminando com torta festiva e o “Parabéns”. Na oportunidade também foi possível visualizar as obras de ampliação do abatedouro.

Otimismo e credibilidade

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, falou dos negócios da Cooperativa e mencionou a alta dos custos de produção. Por outro lado, observou que a Languiru continua investindo na modernização do seu parque industrial, processo necessário para incrementar o portfólio e agregar valor à matéria-prima. Como exemplo, citou o ingresso no mercado de carnes bovinas e o projeto de queijaria na Indústria de Laticínios, em Teutônia.

              Também ressaltou o fato da Cooperativa seguir com a expansão da sua área de atuação, em busca de associados e abertura de novas unidades. “Nós temos credibilidade e uma boa imagem perante à sociedade”, frisou.

              Futuro promissor

Sobre o Frigorífico de Suínos, Bayer recordou o histórico da unidade, do processo de construção aos dias atuais. Salientou que a planta continua recebendo investimentos e aproveitou para exaltar o suporte prestado pelo Município. Ainda enalteceu o comprometimento do quadro de empregados. “A data é muito importante, já são 10 anos de operações num município que tem futuro promissor”, destacou.

Legado

O vice-presidente da Languiru, César Wilsmann, destacou o espírito desbravador da Cooperativa. Lembrou investimentos realizados, sempre com o propósito de trazer resultados aos associados. “O Frigorífico de Suínos é um capítulo muito importante da nossa história. É um legado para as próximas gerações”, classificou.

Sintonia

A prefeita de Poço das Antas, Vânia Brackmann, reforçou que o Município está à disposição da Cooperativa. Lembrou que desde o início foram buscadas alternativas para atender às necessidades do empreendimento que seria feito em Poço das Antas. “Quando foi definido que o frigorífico seria aqui, até cogitamos a hipótese de creches noturnas para os filhos dos funcionários”, recordou, agradecendo a confiança e ressaltando a visão empreendedora da Languiru. “Fomos muito felizes aos sermos contemplados com esse projeto.”

Emoção

O secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Ricardo Flach, participou ativamente das etapas de anúncio do investimento e construção. Era ele o prefeito de Poço das Antas quando a planta industrial foi inaugurada, em 2012. “Me emociono quando entro nesse frigorífico, passa um filme na cabeça. Me lembro até hoje quando anunciamos o investimento em nosso município. Foi uma imensa alegria e teve até foguetório. A Languiru crescendo, Poço das Antas cresce junto”, sintetizou.

Histórico, números e investimentos

O Frigorífico de Suínos foi inaugurado no dia 13 de abril de 2012. Na época, o investimento foi de mais de R$ 60 milhões. Hoje, a unidade emprega cerca de 660 pessoas, oriundas de diferentes municípios do Vale do Taquari. O abate é de 1,7 mil suínos/dia. O portfólio engloba aproximadamente 100 produtos, entre carcaças, cortes e industrializados. Os produtos também são exportados para países da América do Sul, África, Ásia e Leste Europeu.

A unidade está sendo ampliada. Nas próximas semanas devem ser inauguradas a paletização automática e a ampliação do prédio do Sistema de Inspeção Federal (SIF). No segundo semestre deve ser concretizado o aumento da área de industrializados e vestiários. Com o investimento, serão criadas mais 150 vagas de emprego. Já a produção deve ultrapassar as 200 toneladas/dia com a agregação de novos cortes, temperados e defumados.

Assessoria de imprensa Cooperativa Languiru

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.